Pró-Saúde e Secretaria de Saúde de Araguaína promovem campanha de combate ao fumo e ao colesterol

Fumar em público tem se tornado um hábito incomum. Antes representativo de status social, hoje o cigarro é visto como um grande vilão. Mas, ao lado dele, há outro inimigo do ser humano: o colesterol. Esses dois males, juntos, podem levar uma pessoa à morte. A mudança no estilo de vida é que faz a diferença para que a pessoa possa viver com qualidade ou não. Buscando orientar e conscientizar a sociedade sobre a importância de viver de forma saudável a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e o Município de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – estarão na próxima segunda-feira (24/08), a partir das 16h, na Marginal Neblina, em um programa de orientações para a população sobre como viver com saúde.

Participarão do evento nutricionistas, enfermeiros e médicos da Pró-Saúde, acompanhados por odontólogos da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, eles irão explicar sobre os perigos do uso do fumo e que o hábito pode levar uma pessoa, até mesmo na infância, a ter problemas com o colesterol.

O cidadão que for atendido na Marginal Neblina neste dia receberá, além da orientação, uma avaliação da sua saúde na qual será aferida a pressão arterial, o cálculo do IMC e ainda instruções com a nutricionista sobre quais devem ser os cuidados com a alimentação na sua rotina diária.

Realizada pela Pró-Saúde, a ação faz parte do projeto Dia D Saúde, que a entidade já realiza em Araguaína desde o ano de 2014. Com este programa, a entidade intensifica o trabalho de prevenção em saúde por meio de estratégias educacionais e de orientação. 

Para o diretor geral da Pró-Saúde no Tocantins, Joaquim Fonseca Junior, o Dia D Saúde tem contribuído para uma melhoria na qualidade de vida, uma vez que crianças e adultos recebem orientações de como viver melhor e assim podem aprender a usar sua rotina em seu próprio benefício. “Aproximamos os profissionais de saúde da sociedade para que o cidadão entenda que a vida dele será consequência das suas próprias atitudes. Por isso, ele deve saber o que lhe faz bem e o que não faz para poder decidir”, explicou o diretor.

A última ação do projeto Dia D Saúde foi realizada em junho, durante a segunda  edição do programa Prefeitura nos Bairros do Município de Araguaína.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde possui quase cinco décadas de atuação e é uma das maiores instituições filantrópicas, sem fins lucrativos, de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Presente em 11 estados e 28 municípios, tem sob sua responsabilidade quase três mil leitos e o trabalho de cerca de 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos.

A Pró-Saúde está certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social, na área da Saúde, concedido pelo Ministério da Saúde, reforçando sua atuação no fortalecimento da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

Em Araguaína, é gestora do Hospital Municipal/Ambulatório de Especialidades e da UPA24h Anatólio Dias Carneiro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde