Pró-Saúde apresenta projetos de melhorias na saúde indígena em Guajará Mirim

Iniciativas visam acolher o paciente e viabilizar diagnósticos precoces.

Gestores da Pró-Saúde, responsável pela administração do Hospital Bom Pastor, apresentaram projetos para implantação de Serviços de Saúde para beneficiar moradores de Guajará-Mirim (RO). Durante reunião realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a entidade filantrópica também detalhou outras iniciativas em andamento, que visam contribuir com a assistência em saúde para crianças, mulheres e idosos indígenas.

Participaram da reunião o diretor Operacional da Pró-Saúde, Agnaldo Sampietri, os gestores hospitalares Geraldo Fonseca e Ricardo Alves, o presidente da Câmara, Pastor João, e os vereadores Augustinho Figueiredo, Raimundo Barroso, Romerito Pereira, Wem Cacami Cao Orowaje, Kerling Brito e Adanildson Sicsu.

O conjunto de iniciativas em saúde apresentado pela Pró-Saúde aos vereadores busca oferecer ao paciente indígena a possibilidade de acolhimento e acesso à atenção básica de saúde. Desta forma, o hospital atuará preventivamente, viabilizando diagnósticos precoces, tratamento adequado e qualidade de vida aos indígenas da região.

O Hospital Bom Pastor atua como referência em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica para moradores de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, mais de 50 aldeias indígenas da região Norte do país, no Estado de Rondônia, além da cidade de Guayaramerin, na Bolívia.

Distante dos centros urbanos, a unidade própria da Pró-Saúde atende uma população de mais de cinco mil indígenas, com realização de consultas, exames, cirurgias, partos e internações. Em 2022, quase 25% das internações realizadas foram de pacientes indígenas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde