Presépio vivo realiza visita ao Hospital Regional do Sudeste do Pará

Presépio HRSP

A ação contou com a participação de colaboradores da unidade para levar mensagem de esperança aos pacientes internados

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, contou com uma importante visita na unidade nesta quarta-feira, 23.

O HRSP recebeu a visita do “Menino Jesus” durante encenação teatral do “Presépio Vivo”, em iniciativa promovida pela Comissão de Humanização e Pastoral da Saúde.

No evento, que contou com a participação dos colaboradores do hospital, o intuito foi o de renovação da fé e da esperança dos pacientes internados. A ação integra os projetos de humanização no hospital, estimuladas pela Pró-Saúde, gestora da unidade. Com esse trabalho, as unidades acabam tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor, diminuindo estresses e ansiedades.

Ao som de músicas natalinas cantadas pelo coral do HRSP, o Presépio Vivo percorreu diversos setores da instituição. Com túnicas coloridas, os colaboradores representaram Maria e José, que levaram amor e solidariedade aos usuários da unidade.

Para Rainara Fernandes, secretaria no HRSP e que interpretou Maria no presépio, a iniciativa é um dos ícones do Natal, e representa fonte de esperança para muitas pessoas, em especial para os enfermos.

“Fiquei muito feliz e emocionada por representar Maria, desejo que nesse Natal diferente devido a pandemia, os corações das pessoas que perderam seus entes queridos possam ser confortados”, explicou.

A ação seguiu todas as recomendações de higienização da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, de acordo com Flavia Fernandes, analista de Humanização do hospital, possibilitou um momento de reflexão sobre o atual momento que vivemos devido a pandemia.

“O Natal representa amor, solidariedade e família. Infelizmente, muitos pacientes vão passar esse momento longe de casa, mas com o presépio vivo buscamos criar uma apoio emocional, com mensagens de fé e na esperança de que dias melhores virão”, ressaltou.

O HRSP pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em 2006. A entidade realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. A Pró-Saúde está presente em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).