Práticas de segurança no trabalho são reforçadas no Hospital Regional de Marabá

Unidade realizou palestras durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) finalizou nesta semana, em Marabá, a 14ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que visa contribuir para os cuidados com a saúde dos colaboradores.

Concluídas nesta sexta-feira (16), as ações realizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) contaram com palestras sobre o uso e descarte correto de materiais perfurocortantes, treinamentos de biossegurança e orientações sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

A enfermeira Odaires Holanda, que atua no serviço de medicina do trabalho da unidade, explica que a Sipat conscientiza sobre os riscos ocupacionais a que os profissionais de saúde estão submetidos diariamente durante a sua atividade laboral.

“É importante que todos sigam as medidas de prevenção que são disseminadas diariamente no hospital, contribuindo para a redução dos acidentes, doenças ocupacionais, entre outros benefícios que favorecem à saúde dos trabalhadores”, destacou.

A unidade, que pertence ao governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, atua como referência para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região, prestando atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Valdemir Girato, diretor Hospitalar da Pró-Saúde, reforça que os serviços de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) disseminam regularmente no hospital protocolos e medidas que visam garantir a saúde do trabalhador e também a segurança dos pacientes internados na instituição.

“As ações servem para resgatar orientações de segurança, permitir a correção de práticas inadequadas, bem como informar as regras que devem ser seguidas para a segurança de todos. Quanto mais informações forem disseminadas, menores serão os índices de incidentes”, explicou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde