PQSP promove curso de Segurança do Paciente na Pró-Saúde

No dia 16 de julho ocorreu o primeiro módulo do curso organizado pelo Programa da Qualidade e Segurança do Paciente (PQSP) e diretoria de Operações da Pró-Saúde, para aprofundamento em Ferramentas de Análise de Incidentes. Cerca de 30 participantes foram capacitados, incluindo diretores operacionais, diretores gerais, gestores de NQSP (Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente) e diretores Técnicos dos hospitais polos.

A abertura do evento, realizado no auditório da sede administrativa da entidade, em São Paulo (SP), foi conduzida pelo médico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), José Ribamar Branco. Os temas apresentados foram “O Aprendizado pela Análise de Incidentes fora do Contexto Saúde” e “Anatomia do Dano – Bases para Investigação de Incidentes em Saúde”, ministrados pela enfermeira do IBSP, Karina Pires Pecora. Após o coffee break, o médico do IBSP, Dario Ferreira, falou sobre as teorias da “Análise de Causa Raíz e Ferramentas Acessórias”.

No período da tarde, as palestras foram ministradas pelo Lucas Zambon, médico do IBSP, com exemplos e exercícios para análise de eventos adversos ocorridos em unidades administradas pela Pró-Saúde. No encerramento, todas as dúvidas dos participantes foram esclarecidas, destacando a importância do aprimoramento da cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde.

Outros dois módulos sequenciais ocorrerão em 20 de agosto e 21 de setembro, respectivamente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde