Posicionamento oficial do FONIF sobre a pandemia de COVID-19

Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) vem acompanhando com grande atenção todo o movimento das últimas semanas em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Estamos todos diante de um desafio mundial sem precedentes na história moderna da humanidade, o que exige de todos nós prudência e esperança, mas sem deixar de lado o olhar atento e vigilante em torno da nossa causa.

Por isso mesmo, queremos reiterar que, ainda que estejamos trabalhando de forma remota, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias sobre o isolamento social, toda a equipe do FONIF continua firme e atuante em suas atividades em defesa do setor filantrópico. Estamos acompanhando de perto o impacto desse cenário sobre nossas instituições, sobretudo no que se refere às decisões governamentais que estão sendo tomadas neste momento.

No último dia 20 de março, por exemplo, o Fórum liderou uma grande articulação com todas as organizações representativas do setor de educação do país, que se reuniram em uma conferência para alinhar questões essenciais neste cenário sobre as quais é preciso dialogar com as autoridades. No mesmo dia também realizamos uma reunião remota, já com a participação de lideranças da Educação e da Saúde, com o Dr Carlos Alexandre Jorge da Costa, responsável pela Secretaria Especial de Produtividade Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC), em que foram encaminhados assuntos relevantes de absoluta necessidade para as demandas dos setores da Educação, Assistência e Saúde nesse contexto que vivemos, assim como ratificamos a nossa disposição em ajudar nos setores em que atuamos, além do que temos já contribuído.

O FONIF tem se articulado junto ao MEC para a dilatação do prazo para a entrega do Relatório do Cebas previsto para o dia 30 deste mês, assim como iniciou contatos com o BNDES para a abertura de linhas específicas para o Setor Filantrópico, entre várias outras ações de nossa iniciativa, assim como temos sido procurados para apoio de iniciativas de nossas Instituições Representativas em demandas de interesse do setor.

Concluímos a pesquisa qualitativa com resultados instigantes, que nos dão os caminhos a seguir para o fortalecimento do nosso setor junto ao Governo e à Sociedade, cujo diagnóstico será apresentado na nossa AGO.

Essas e outras iniciativas que encabeçaremos serão muito importantes, já que o nosso setor, de um modo geral, vem sendo bastante afetado por essa crise: os hospitais filantrópicos estão na linha de frente no atendimento da população, nossas escolas e universidades estão com suas atividades suspensas devido ao isolamento social – no entanto, continuam a oferecer ensino presencial remoto com qualidade, apesar das dificuldades, e especialmente de estarmos atentos ao momento econômico, que já se apresenta muito difícil desde já. Os serviços de assistência social também são mais demandados para atender as populações mais carentes nesse contexto. Ou seja, é um momento em que devemos permanecer mobilizados e atentos para apoiar nossas instituições, a fim de agir sobre eventuais decisões que possam vir a prejudicá-las.

Além disso, estamos programando algumas ações que visam dar visibilidade às muitas e boas iniciativas de nossos associados durante esse período, para quem nossos canais de comunicação estão abertos para a disseminação de suas pautas e projetos. Pretendemos ainda promover ações online, como webinarslives, vídeos, entre outros conteúdos, com objetivo de levar esclarecimento sobre temas importantes do nosso setor a todos aqueles que se interessam e apoiam a filantropia.

Queremos ainda reiterar neste posicionamento institucional nosso apoio às orientações dos especialistas em relação à importância do isolamento social temporário como a melhor forma de conter a ampla propagação do coronavírus no país. Muitos de nossos associados e parceiros da área da saúde têm nos trazido relatos preocupantes sobre a crescente ocupação dos hospitais e as dificuldades encontradas para atendimento dessa nova demanda social, incluindo o alto nível de pressão e a falta de EPIs,  sob os quais estão atuando os profissionais da saúde – aos quais, inclusive, mais do que nunca, devemos nossa reverência e gratidão.

Por fim, convidamos todos os nossos associados, parceiros e apoiadores a vivermos esse momento juntos e unidos em torno da nossa causa. Como o setor filantrópico sempre fez em toda sua história, vamos ajudar o Brasil a superar essa crise fazendo aquilo que fazemos de melhor: cuidar das pessoas.

Fonte: FONIF

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde