Parto sem medo: conheça 5 tipos de parto e suas vantagens para a saúde da mulher e do bebê

O Brasil está no top 5 do ranking de países que mais fazem cesarianas no mundo. Segundo dados da revista científica internacional The Lancet, o país está atrás apenas da República Dominicana.

De acordo com o Ministério da Saúde, 57,6% dos partos realizados em 2022, foram cesáreas. Uma taxa quase quatro vezes maior do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde, de 15%.

No Dia do Ginecologista, lembrado neste 30 de outubro, Juan Carlos Boado, médico e diretor Técnico do Hospital Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO), destaca que os dados apontam para riscos à saúde.

“Apesar de salvar vidas quando indicada, a cesariana representa um risco maior de mortalidade materna ao ser feita sem necessidade. Além disso, o procedimento pode expor a mulher e o bebê a maiores chances de infecções, hemorragias e prematuridade”, alerta o médico.

Tipos de partos

Atualmente, existem outros tipos de partos, além da cesárea, que podem fazer parte do planejamento da gestante. Alguns deles são:

  1. Parto Normal

Inicialmente é indicado à todas as gestantes, engloba todos os tipos de nascimentos que não são realizados através de cirurgia, como a cesárea. Por não se tratar de uma cirurgia, a recuperação da mãe é mais rápida. No parto normal, o bebê pode ter contato pele a pele com a mãe em seguida, sendo amamentado logo após o parto.

  1. Parto Natural

Ocorre de forma parecida e tem os mesmos benefícios que o normal. Nele, não há intervenções médicas e uso de medicamentos como a anestesia, utilizando de métodos naturais para o alívio da dor. Também pode ocorrer em hospitais.

  1. Parto Humanizado

Pode ser estendido tanto para partos naturais quanto cirúrgicos. Isso porque ele inclui uma escuta direcionada à mulher, respeitando suas escolhas. “Além de ser um direito da mulher, as vantagens do parto incluem a redução dos níveis de estresse e ansiedade, redução dos riscos de infecção e autonomia da mulher na decisão do trabalho de parto”, indica o profissional.

  1. Parto na Água

Nesse caso, o bebê nasce, geralmente, dentro de um ambiente com água morna, como uma banheira. A água morna ameniza a dor das contrações e traz relaxamento, além do bebê sair de forma mais suave geralmente.

  1. Parto de Lótus

Incluso na categoria de parto normal, a diferença é que, após o nascimento não é feita a ligadura do cordão umbilical e o bebê permanece conectado à placenta, até que o cordão se desprenda naturalmente do umbigo. Nesse caso, o benefício está relacionado ao bebê, diminuindo o risco de anemia.

Única maternidade da região, o Hospital Bom Pastor conta com cinco salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), duas salas cirúrgicas, enfermarias para alojamento conjunto de parto normal e cesariana, incubadoras neonatais, berços aquecidos e aparelhos de fototerapia. Tecnologias que favorecem o desenvolvimento, crescimento, resistência a doenças e sobrevivência do bebê.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde