Implantação de farmácia clínica na UPA Zona Leste garante segurança no atendimento aos moradores de Santos

Iniciativa realizada pela Pró-Saúde evitou mais de 1,3 mil erros de medicação em pacientes

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h Zona Leste), de Santos, evitou 1.396 possíveis erros de administração de medicamentos em pacientes, após implantação do serviço de farmácia clínica. O resultado da experiência pioneira no município, foi apresentado no XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, no mês de outubro.

Desde que o serviço foi implantado na UPA, em março de 2020, em meio à pandemia, até julho deste ano foram analisadas mais de 13.589 prescrições médicas, sendo realizadas 1.171 intervenções farmacêuticas, que permitiram a otimização do trabalho garantindo atendimento adequado e seguro para os pacientes da UPA.

A gerente corporativa de Farmácia da Pró-Saúde, Letícia Teles, explica que entre os erros identificados estavam: dosagem inadequada, erro de caligrafia e de interação medicamentosa. “São erros que podem ocorrer em qualquer unidade de saúde, e que podem ser evitados. A avaliação das prescrições dos medicamentos faz parte das ações de melhoria contínua em prol do paciente”.

Letícia ressalta que a implantação do cuidado farmacêutico na UPA visou aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes, promover a racionalização do uso de medicamentos e melhorar a segurança do paciente.

“A incorporação da farmácia clínica no contexto da UPA de Santos é uma novidade e representa um avanço na prática clínica e contribui para a consolidação de uma abordagem centrada no paciente. A colaboração entre farmacêuticos e profissionais de saúde multiprofissionais demonstra o impacto positivo que a integração do cuidado farmacêutico pode ter na segurança, eficácia e qualidade do atendimento em unidades de pronto atendimento”, compartilha Letícia.

Apresentação durante o XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo (Foto: Pró-Saúde)

De forma detalhada, a implementação do serviço permitiu diversos benefícios, entre eles:

– Melhoria na gestão de medicamentos: o farmacêutico é responsável pela revisão da prescrição verificando se está correta, se há interações medicamentosas prejudiciais;

– Prevenção de erros de medicação: a farmácia clínica ajuda a evitar erros de medicação, o que é crucial em ambientes de emergência;

– Otimização da terapia: ajuste na terapia medicamentosa de acordo com as necessidades do paciente, garantindo que os tratamentos sejam eficazes e seguros;

– Farmacovigilância: monitoramento de eventos adversos e reações a medicamentos. Os farmacêuticos identificam problemas e adotam medidas para minimizar riscos para os pacientes;

– Educação do paciente: fornecimento de informações detalhadas aos pacientes sobre medicamentos, instruções de uso e possíveis efeitos colaterais;

– Adesão ao tratamento: auxílio dos pacientes para aderirem ao tratamento prescrito, o que é crucial para a recuperação plena.

“Isso também gera mais integração entre os profissionais de saúde, reduz custos e melhora a qualidade do atendimento no geral proporcionando cuidados mais abrangentes e individualizados aos pacientes de emergência”, complementa a farmacêutica.

Referência no atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia, a UPA Zona Leste de Santos, que pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, conta com uma equipe de farmacêuticos 24h para suprir todos os horários de atendimento da unidade.

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