Dia das Crianças

Para celebrar o Dia das Crianças, Hospital Regional do Baixo Amazonas entrega brinquedos e produtos de higiene

Itens foram arrecadados durante ação “Outubro Solidário”, e entregues para crianças em tratamento na unidade e pessoas que vivem em bairros com vulnerabilidade social da região

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, entregou nesta semana, para crianças em tratamento no hospital e pessoas que vivem em bairros com vulnerabilidade social, brinquedos e produtos de higiene pessoal. Os itens foram arrecadados durante a ação “Outubro Solidário: contribua para um Dia das Crianças Mágico”.

A ação integra a campanha principal denominada “Gincana Solidária do HRBA”, que ocorre em três etapas: a primeira foi o Junho Solidário, na qual os profissionais da unidade arrecadaram 1,7 toneladas de alimentos; a segunda é o Outubro Solidário; e em dezembro, será realizado o “Natal Solidário”.

Em tratamento oncológico no hospital, a pequena Alice Ramos, de 6 anos, do município de Placas, foi uma das beneficiadas com as doações dos brinquedos.

“Estamos há oito dias internadas aqui no Hospital Regional para a Alice tratar um tumor na coxa e fazer quimioterapia. Quando ela viu as outras crianças ganhando presente, ficou muito alegre e logo perguntou se ganharia o dela. Ajuda muito no tratamento, porque ficam todos felizes”, agradeceu a mãe Jocimara Caetano Ramos.

A ação é organizada pelo Grupo de Ações e Eventos de Humanização (Gaevh), em parceria com o Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) da unidade, que pertence ao governo do Pará e é gerenciada pela entidade Filantrópica Pró-Saúde.

A terapeuta ocupacional e presidente do Gaevh, Ana Paula Ribeiro, destaca a importância do estímulo a momentos de brincadeira. “Com os brinquedos, conseguimos trabalhar a coordenação motora, concentração, atenção, tolerância, além de garantir a interação social e familiar dos pequenos. Por meio do brincar conseguimos estimular várias habilidades e a criança aprende a ser independente e a socializar”, explica.

Moradores dos bairros Urumari, Jaderlândia, Área Verde, Maicá e Uruará também receberam doações. A professora Maria Gilvani Bandeira ficou surpresa com a ação. “A gente gosta muito dessas ações, nosso bairro é muito carente. Tem criança que nunca recebeu um brinquedo desses na vida, vocês fizeram a diferença”, declarou.

A arrecadação das doações ocorreu entre 6 de setembro e 5 de outubro. No total, o hospital recebeu 465 brinquedos e 326 itens de higiene pessoal, doados por profissionais do hospital, que se mobilizaram para ajudar o próximo neste momento de pandemia.

“É uma sensação indescritível poder agir em prol de alguém. Ver todos os setores se mobilizando para arrecadar os itens. Poder contribuir para um dia mais feliz para os pacientes atendidos em nosso hospital e poder levar um pouco de alegria para as comunidades do bairro é o que nos motiva”, afirma a assistente de Direção, Daniele Araújo.

Na dinâmica criada pela unidade, os setores mais engajados na campanha ganharão menção honrosa de Setor Solidário 2021, na programação de Natal do HRBA.

Referência em atendimento de média e alta complexidades para mais de 1,3 milhão de pessoas, o Regional do Baixo Amazonas conta com mais de 1,7 mil profissionais ativos em diversos setores.

“Com esta iniciativa, estamos cumprindo com a responsabilidade social, que é uma diretriz do Governo do Pará e da Pró-Saúde. Além de dar assistência de alta complexidade em saúde, também somos responsáveis e comprometidos com as questões sociais dos pacientes atendidos no HRBA e da comunidade em geral”, destaca o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O HRBA é referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva e está entre os melhores hospitais públicos do País desde 2012, primeira vez que foi reconhecido nacionalmente por boas práticas assistenciais pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde