Palestras e filme na Campanha Outubro Rosa em Marabá

Palestras sobre a saúde da mulher, sessões de cinema e a iluminação decorativa da fachada do prédio marcam a participação do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá (PA), na campanha mundial de combate ao câncer de mama, chamada de Outubro Rosa.

Embora o hospital não tenha entre suas especialidades o tratamento oncológico, colaboradores foram à comunidade difundir procedimentos de como evitar a doença.

NOVOS CASOS

O câncer de mama resulta da multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Entre os vários tipos de câncer de mama, uns se desenvolvem rapidamente, outros não – mas são igualmente prejudiciais. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos casos. Neste ano, o Ministério da Saúde estima que, em todo o país, serão registrados 57.120 novos casos de câncer de mama. Na região Norte, é o segundo tipo de câncer mais frequente.

PALESTRAS E FILME

A participação do hospital começou no início do mês. A enfermeira Karla Emanuelle Luz, coordenadora do Grupo de Trabalho e Humanização do HRSP, proferiu palestra sobre prevenção do câncer de mama e de útero, para mulheres atendidas pelo Serviço Social do Comércio (SESC) de Marabá.

No dia 14, a psicóloga do HRSP, Patrícia Oeiras, falou, também no SESC, sobre “A arte da sedução feminina”, abordando o tema da sexualidade.

Tendo como o público os colaboradores e os usuários que aguardavam atendimento, o filme Unidos pela vida já foi exibindo duas vezes na recepção principal do hospital. O filme tem como enredo a história de uma mulher que perdeu a mãe e a irmã para a doença e, por isso, decide lutar pela vida ao invés de se desesperar por causa da doença na família.

EDUCAÇÃO

“Nosso objetivo é orientar as pessoas e sensibilizá-las para que percebem o valor de exames preventivos como atitude de preservação da vida e não uma obrigação de ir ao médico.  Não há outro meio de fazer com que as pessoas se informem fora da educação e auto iniciativas. E esse é um papel extraordinário do hospital, que assim contribui para menos pessoas adoeçam”, diz Karla Luz.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde