Gestão estratégica reduz permanência e taxa de mortalidade nas UTIs do HEGV

Em setembro, o líder de soluções estratégicas para a área de saúde da Microsoft, Tom Lewry, visitou diversos sistemas de saúde no Brasil, dentre eles as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), referência na rede pública de saúde do Rio de Janeiro (RJ), administrado integralmente pela Pró-Saúde. A utilização do sistema de gestão Epimed, que permite que a equipe monitore e analise continuamente seus indicadores, possibilitou que os intensivistas do HEGV apresentassem uma constante melhora em processos, que já indica redução de 21% das taxas de mortalidade e de três dias, em média, no tempo de internação.

Segundo a coordenadora do bloco crítico da unidade, Giulliana Moralez, a melhoria de resultados é uma consequência da melhoria de processos e comprometimento da equipe. Ela explica que existe, em todo o mundo, um grande déficit de leitos de UTIs e que conseguir, dentro de uma mesma estrutura, atender quase o dobro de pacientes é algo a ser comemorado. “Essa base de dados nos permite, por exemplo, analisar os perfis dos pacientes que a gente mais atende e com isso avaliar o que é possível fazer para melhorar o atendimento”, destacou Giulliana, acrescentando que hoje consegue perceber que 60% dos enfermos atendidos nas UTIs da unidade são clínicos e idosos.

O Diretor de Medicina Intensiva da Pró-Saúde, Ederlon Resende, explica que o que mais chamou atenção dos executivos da Microsoft foi o impacto de como a organização das informações é utilizada para criar uma estratégia de gestão da assistência. “Conseguimos demonstrar que é possível oferecer um atendimento com qualidade, apesar das limitações, características de um hospital público”, enfatizou Ederlon.

Lewry registrou em seu blog, na página da Microsoft, o quanto ficou impressionado com o trabalho desenvolvido nas UTIs do HEGV. “Foi muito inspirador ver o grandioso trabalho que é realizado neste hospital. Sua história é um grande exemplo de como esse sistema de gestão pode ter um real impacto para um melhor atendimento, mesmo em situações difíceis”, ressaltou.

 

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