Pacientes com Covid-19 recebem mensagens de esperança durante as refeições nos hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro

Equipe de Nutrição da unidade deixa recados de otimismo aos pacientes internados pelo novo coronavírus. A ação busca demonstrar apoio e levar carinho aos pacientes

Pacientes em tratamento da Covid-19 nos hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro, respectivamente nas regiões de Parauapebas e Canaã dos Carajás, estão recebendo atendimento especial da equipe do serviço de Nutrição das unidades.

Mensagens de otimismo dos colaboradores são enviadas junto com a entrega das refeições aos pacientes. O objetivo tem sido demonstrar o carinho da equipe, trazer conforto e contribuir emocionalmente para o bem-estar de todos.

Para Regiane Cristina Nascimento, colaboradora do Serviço de Nutrição Dietética (SND) do Yutaka Takeda, o momento tem sido o de colocar em prática a solidariedade e o respeito ao próximo.

“Por alguns minutos esqueci de toda a tensão do que estamos vivendo. Senti meu dia mais leve. Fiquei ansiosa esperando o horário de realizar a entrega das refeições. Foi gratificante ver o sorriso dos pacientes”, disse.

Já a nutricionista do Hospital 5 de Outubro, Elaine Caetano, destaca a importância de proporcionar ao paciente momentos de alegria em meio a tanta turbulência.

“Queremos mostrar o quanto eles são importantes para os profissionais da saúde. Estamos no hospital trabalhando para que eles tenham uma breve recuperação e esperamos que, com esse simples gesto, se sintam realmente mais acolhidos”, ressalta.

As unidades, gerenciadas pela entidade filantrópica Pró-Saúde, possuem um cardápio padronizado para cada paciente, respeitando restrições individuais. Entre as mensagens, algumas reforçam a torcida pela recuperação, outros informam “estamos aqui por você”.

Segundo a Nathalia Silva Garcia Lobato, coordenadora do SND das duas unidades, a ação também teve a função de motivar as equipes. “Um gesto simples e de grande exemplo para todos nós. Foi possível ver a equipe animada”, comenta.

Qualidade assistencial em Carajás

Os hospitais Yutaka Taketa e 5 de Outubro foram construídos pela mineradora Vale e são gerenciados pela Pró-Saúde desde 1997.

O Yutaka é reconhecido como um dos melhores hospitais do Brasil, certificado com a ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que a unidade possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

Diante da pandemia, as duas unidades ampliaram o número de leitos, equipamentos e profissionais, reforçando a estrutura de atendimento.

Os dois hospitais ainda contam com certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Outro sele importante para os dois hospitais é o “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde