Oncológico Infantil realiza “Caravana Solidária” para doação de sangue

No próximo dia 11 de fevereiro o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em parceria com a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizará uma caravana solidária com a finalidade de aumentar o estoque de bolsas de sangue. O material coletado será utilizado para o tratamento de crianças e adolescentes atendidos pelo hospital.

A Agência Transfusional do Oncológico Infantil realizará ações de sensibilização entre colaboradores para participar da campanha de doação, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Durante toda esta semana e até a véspera do evento, serão realizadas abordagens “corpo a corpo” nos setores do hospital a fim de sensibilizar possíveis doadores.

A ideia encontrada para realizar a mobilização foi formar “bloquinhos de carnaval solidário”, integrado por seis colaboradores que utilizam placas com mensagens chamando a atenção para a importância do ato solidário.

Um micro-ônibus será disponibilizado pelo Hemopa para fazer o traslado de 30 colaboradores que irão contribuir com o gesto solidário de amor ao próximo.

A campanha é fundamental para a conscientização de doadores. “Abordamos a importância de doação de sangue para as crianças, pois de alguma forma elas precisam de transfusão de sangue. O objetivo é incentivar o espírito de solidariedade, conscientizando a população sobre essa atitude que pode salvar vidas”, disse o enfermeiro Paulo Lima, da Agência Transfusional do Oncológico Infantil. .

O paciente Wallace Brito, de apenas quatro anos de idade, está em acompanhamento oncológico, ou seja, fora de tratamento. Com a autorização da mãe, ele gravou um pequeno vídeo para incentivar outras pessoas a aderirem à campanha de doação de sangue.

“Doe sangue para as crianças do Oncológico Infantil”, disse o pequeno paciente bastante comunicativo, sem apresentar nenhum sinal de timidez.

Os interessados em fazer a doação de sangue, fora da caravana, precisam informar, no Hemopa, o código 1766, lembrando que a doação deve ser destinada ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, mantido pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde. Todos os anos a instituição de saúde, por meio de sua Agência Transfusional, realiza campanhas de doações de sangue.

Critérios para doação de sangue

Para ser um doador de sangue é necessário atender a alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável); ter massa corpórea acima de 50 kg; ter boa condição de saúde e ter documento de identificação original com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde