Oncológico Infantil realiza campanha “Abril Verde”, com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Com a finalidade de garantir segurança e bem-estar no ambiente de trabalho, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo desenvolverá, ao longo do mês, ações alusivas à campanha “Abril Verde”, iniciativa nacional que busca reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Oncológico Infantil, unidade do Governo do Estado, administrada pela Pró-Saúde, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), inicia esta semana uma série de ações educativas visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista no ambiente profissional.

Serão realizadas rodas de conversas sobre temas relacionados à cultura de prevenção, como evitar acidente e incidentes no ambiente hospitalar, não conformidades e ações expressas pela Norma Regulamentadora (NR) 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em serviços de saúde.

Já na última semana de abril está programada a realização de blitz nos setores do hospital. Técnicos de Segurança de Trabalho e membros integrantes da CIPA se dividirão em equipes para fazer visitas _in loco_, observar atitudes e perceber a adesão às normas de segurança e saúde no trabalho, aproveitando a oportunidade para oferecer sugestões em contribuição ao processo de ampliação e fortalecimento da cultura de segurança na unidade hospitalar.

Por todos os andares do hospital serão expostas mensagens com questionamentos provocativos a reflexões referentes a atitude preventiva e a ocorrência de acidentes ocupacionais.

A engenheira de Segurança da Pró-Saúde que atua no SESMT do Oncológico Infantil, Janaína Leal Maceratta, explica sobre a importância da gestão e planejamento das diversas medidas de controle dos riscos no hospital.

“É fundamental para que os trabalhadores conheçam os riscos de suas atividades, compreendam a importância da implantação das medidas de controle”, enfatiza Janaína. Segundo a especialista, “a principal consequência dessas ações é um trabalho mais seguro, com menos contaminação e sem acidentes, além do que contribui positivamente para o reforço do bom comportamento, que está diretamente ligado à prevenção”.

A diretora Administrativa do Hospital Oncológico Infantil, Gilvânia Oliveira, considera que a iniciativa vai muito além do cumprimento dos aspectos legais.

“As ações desenvolvidas pela equipe de Segurança do Trabalho são fundamentais. Elas revelam a plena conscientização de todo nosso time de profissionais para que mantenham o comportamento responsável, com o compromisso na prática do trabalho seguro”, disse a diretora.

Atitude preventiva

Entre os profissionais da área assistencial da unidade hospitalar, o técnico de Enfermagem, Gabriel Lima, integrante da equipe de Quimioterapia e membro ativo da CIPA, é apontado por diversos colegas de trabalho como bom exemplo no quesito segurança, já que busca seguir rigorosamente as orientações.

Gabriel acredita que sua atitude garante respaldo na atuação profissional. “As ações de segurança do trabalho são essenciais para estabelecer práticas seguras na execução do trabalho, evitando acidentes ocupacionais. Busco realizar ações individuais e coletivas conforme a necessidade dos colegas”, comenta.

O profissional relembra ainda uma situação ocorrida durante uma das atividades de inspeção que fez pela CIPA, onde o paciente traqueostomizado tossiu durante o procedimento de curativo e projetou secreção em direção à técnica de enfermagem. “Ela não sofreu um acidente de trabalho pois estava fazendo uso correto de Equipamentos de Proteção Individual de Segurança (EPI) conforme orientação”, destaca.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde