Oncológico Infantil compartilha, em live, experiência sobre o engajamento para capacitações

Live

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo participou na última quarta-feira, 21, de live intitulada ‘Como engajar colaboradores nas capacitações’, promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). O convite para a participação na live se deu pela conquista do primeiro lugar no Prêmio Onco Ensino de Educação em Saúde, no mês passado, realizado pela Abrale.

Além do Oncológio Infantil Octávio Lobo, na live, participaram os representantes do Hospital das Clínicas FAEPA, de Ribeirão Preto -SP e do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., do Rio Grande – RS.

Aline Gonzaga, supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Oncológico Infantil, comentou durante o bate papo que “há constantemente no hospital a interação entre a direção da instituição com as coordenações e colaboradores para o estímulo à cultura da atualização de conhecimentos voltados à oncologia.

A supervisora destacou ainda que “a busca pelo conhecimento é constante. “Somos estratégicos, pois desde a integração de colaborador recém-chegado ao hospital ele passa a ser sensibilizado sobre a importância da atualização permanentemente. É assim que a gente consegue promover o engajamento em todas as nossas ações educacionais”, observou.

O Onco Ensino é um projeto que iniciou em 2016 e desde então tem a missão de levar o ensino para instituições de saúde focados atenção oncológica de todo o Brasil e ajudar os profissionais da saúde no aperfeiçoamento profissional, para que possam proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes.

Melhor índice de assiduidade e conclusão

Mantido pelo Governo do Estado, e gerenciado pela Pró-Saúde, o Oncológico Infantil conquistou o primeiro lugar no1º Prêmio Onco Ensino de Educação em Saúde, apresentado no 7º Congresso Digital ‘Todos Juntos Contra o Câncer’, em São Paulo – SP, no final do mês de setembro deste ano. A instituição foi a única representante da Região Norte a estar entre vencedores com instituições das Regiões Sul e Sudeste.

Foi destaque com o desempenho de seus colaboradores que mantiveram a assiduidade nos cursos oferecidos na área do Onco Ensino. O hospital obteve a marca de 78% de conclusão de seus 252 alunos matriculados na plataforma educacional, que funciona como um complemento de estratégia de educação permanente e aperfeiçoamento profissional.

O Onco Ensino é uma plataforma educacional que está sob a gestão da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e oferece apoio às unidades de saúde específicas de tratamento contra o câncer no país. A Associação coloca à disposição, gratuitamente, diversos cursos de curta duração aos profissionais da área da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Experiência em gestão

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é gerenciado pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.
Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.