Oncológico Infantil alcança meta de doação de sangue em fevereiro

Após ter desenvolvido diversas mobilizações durante o mês de fevereiro, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Unidade mantida pelo Governo do Pará, encerrou, nesta sexta-feira, 26, a campanha “Carnaval Solidário” com um saldo positivo de 47 doadores.

Na caravana de encerramento, nem a forte chuva vespertina de Belém impediu os colaboradores, que estavam animados, de irem à Fundação Hemopa demonstrar seus atos de solidariedade ao próximo.

A jovem Isis Silva, auxiliar administrativo do setor de Manutenção do hospital, participou, pela segunda vez, e sentiu-se bem com sua atitude. “É um momento muito especial poder praticar a solidariedade e sei que estou ajudando crianças que lutam pela vida. Então, apoiar esse tipo de ação é um ato de amor. Acho que as pessoas também deveriam fazer o mesmo”, afirmou ela.

Para garantir o bom resultado, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), formado por diversas áreas do Oncológico Infantil, foram criados seis “bloquinhos” que sensibilizaram, durante todo o mês de fevereiro, os colaboradores, voluntários e população em geral sobre a importância de sua participação. As atividades de mobilização foram desenvolvidas observando todos os protocolos de segurança e distanciamento social impostos pela pandemia da Covid-19.

Márcio Pires, bioquímico da Agência Transfusional do Oncológico Infantil comemora o resultado positivo da iniciativa. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado. O número pode até parecer baixo, mas cada doação pode salvar até 3 vidas. Agradeço à adesão de todos que sempre demonstram o espírito solidário”, disse.

O músico Romison Loureiro há 3 anos pratica o voluntariado, sempre está presente nas ações que envolvem o hospital. Ele acredita que as campanhas de doações de sangue representam uma oportunidade para demonstrar a bondade. “Não há nada mais gratificante do que poder servir; doar sangue e doar seu tempo em prol do amor”, disse o voluntário.

As outras coletas de sangue aconteceram nos dias 12 e 19 de fevereiro. A Fundação Hemopa deu apoio à ação do Oncológico Infantil ao disponibilizar um micro-ônibus para o trajeto dos colaboradores ao local da coleta.

Humanização

A Humanização é uma das diretrizes institucionais da Pró-Saúde, entidade filantrópica, com mais de 50 anos de história, que administra o Hospital Oncológico Infantil por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa). A entidade orienta seus colaboradores na busca para o cuidado centrado nas pessoas, estabelecendo vínculos fraternos para usuários, acompanhantes e colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde