Nutricionista palestra sobre Bisfenol A e seus males no Hurso

O nutricionista Valtemir Paula de Oliveira Júnior ministrou uma palestra aos colaboradores do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), no dia 27 de agosto sobre o Bisfenol A, e fechou a campanha mensal da unidade, coordenada pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

O Bisfenol-A é um composto usado na produção de plásticos e resinas, é comumente encontrado em diversos objetos do dia a dia. As aplicações a base de Bisfenol A, pelas propriedades conferidas ao material por essa substância, são muitas, entre elas estão DVDs, computadores, eletrodomésticos, revestimentos para latas de comida e bebida, e muitos itens de plásticos, como mamadeiras, brinquedos, talheres descartáveis, entre outros. Pequenas quantidades de Bisfenol A também são usadas como componentes no PVC maleável e como preparador de cor em papéis térmicos (extratos bancários e comprovantes).

O objetivo da palestra foi que embora esse tipo de produto pareça inofensivo, muitas marcas apresentam BPA na sua composição, que é potencialmente nocivo à saúde, exclusivamente quando ingerido através de contato direto e aquecimento. Entre as possibilidades de males causados pelo mesmo podem ser incluídas alguns tipos de câncer, propensão à obesidade, mudanças hormonais nas mulheres, entre outros.

“Você não vai chegar em casa e jogar tudo fora, mas deve sim evitar ao máximo. Quando for comprar algo para conservação de alimentos, prefira usar vidros e porcelanas, se for embrulhar algo, prefiro usar papel manteiga e folhas de papel. Quanto menos consumimos melhor, pois todos ingerimos, porém, os males são causados pelos excessos”, explicou Valtemir.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde