Novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem tomam posse no Materno-Infantil de Barcarena

Comissão tem função educativa, consultiva e de conciliação no exercício da profissão

Integrantes da nova gestão da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), tomaram posse nesta terça-feira (25/10).

A definição dos novos membros do hospital, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, ocorreu por meio de eleição em abril de 2022, e contou com a participação de 105 profissionais de enfermagem que atuam na unidade.

A cerimônia contou com a presença de um integrante do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Alan Portal, gestores da unidade e dos profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, que farão parte da Comissão no triênio 2022-2025.

A implementação da Comissão de Ética em instituições que possuem serviço de enfermagem atende a resolução 593/2018, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ela tem função educativa, consultiva, de conciliação e de vigilância ao exercício ético disciplinar dos profissionais da enfermagem dentro da unidade.

“Na prática, a comissão pode receber denúncias internas de profissionais, apurar fatos e compartilhar junto ao responsável técnico do hospital e o Coren da região, proporcionando segurança e qualidade nesta temática”, explica a diretora Assistencial do HMIB, Lorena Portal.

A gestora acrescenta que, em relação ao caráter educativo, a comissão é responsável por promover treinamentos, palestras externas e outras atividades que tenham convergência com a ética na profissão.

Além de proporcionar segurança aos profissionais, a Comissão de Ética de Enfermagem do HMIB, unidade de referência para gestantes de alto risco de 11 municípios do Baixo Tocantins, contribui com benefícios aos pacientes atendidos no hospital.

“Ela auxilia na vigilância de fluxos e processos, do que que está sendo praticado pelos profissionais no cotidiano, contribuindo para a segurança dos nossos pacientes. Por exemplo, se tiver uma reclamação de comportamento antiético, a Comissão poderá ser acionada na investigação dos fatos e trazer solução ao usuário”, finaliza a diretora.

Novos integrantes

O enfermeiro William da Silva Santos, que integra a nova gestão destacou sua expectativa. “Esperamos somar e entregar soluções, promovendo educação continuada sobre os principais tópicos do nosso código de ética”.

Já para a técnica de enfermagem, Mariane dos Santos Lopes, que integrará uma comissão de ética pela primeira vez, “a ideia é colaborar com a melhoria no atendimento do usuário, bem como, no exercício da profissão”.

Enfermeiros (as): Alessandra Barros Therezo, Aline Costa Martins, Carla Cristina Costa Lima, Erilene Castro dos Santos, William da Silva Santos.

Técnicos (as) de enfermagem: Leudonora Carvalho Coelho, Mariane dos Santos Lopes, Sandro José Santos dos Santos e Suzana Costa Fadul de Souza.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde