Novos membros da Cipa no Hospital Galileu recebem treinamento antes da posse

Nesta quinta-feira, 9/11, os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) concluíram o treinamento obrigatório antes de tomarem posse na sexta-feira, 17/11. Ministrado pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o treinamento repassou informações sobre a legislação que rege a comissão, o papel da Cipa e dos membros, e as atribuições de cada um, além de noções de primeiros socorros. A unidade que encerrou o mês de outubro sem registrar nenhum acidente de trabalho, deixa os novos cipeiros com a missão de manter o trabalho de prevenção e conscientização junto aos colaboradores.

O treinamento realizado no período de 6 a 9/11, no auditório da unidade, contou com um total de 20h de curso. Participaram da atividade os oito membros eleitos, no último dia 20/10 – quatro titulares e quatro suplentes –, juntamente com os quatro membros indicados pela entidade.

A técnica de Segurança do Trabalho, Kelma Leopoldino, afirma que os novos membros se saíram bem no treinamento e a expectativa é que a comissão reforce cada vez mais o trabalho de conscientização dos colaboradores, prevenindo acidentes de trabalho. “Fizemos alguns testes para ver se eles eram capazes de visualizar os riscos existentes nos ambientes e colocar em prática as medidas propostas. E eles se saíram muito bem nos testes, conseguiram identificar os erros que existiam no ambiente de trabalho e que ocasionavam acidentes”, afirmou.

De acordo com a supervisora de Enfermagem do SESMT, Monique Leão, o trabalho de prevenção continuará sendo desenvolvido em parceria com a comissão, para que estejam cada vez mais próximos em prol de um objetivo em comum “É um objetivo só, então precisamos atuar juntos. Nossa meta é a segurança e saúde ocupacional dos colaboradores. E nosso papel é continuar reforçando a prevenção in loco, já estamos pensando em várias atividades diferenciadas para 2018, justamente para diminuir cada vez mais a possibilidade de acidentes”, ressaltou.

Para esse trabalho, o SESMT poderá contar com os membros da Cipa, como a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Laurena Von-Grapp, colaboradora mais votada e vice-presidente da comissão, que está ansiosa para iniciar a nova empreitada. “O trabalho que pode ser desenvolvido pela Cipa é ainda maior do que eu imaginava, e o treinamento ajudou muito para entender tudo isso e como trabalhar a prevenção, a importância do uso dos EPIs, da postura correta, e das atividades que devemos desenvolver”, disse. “A expectativa é grande e a ansiedade também, pois essa semana já levantamentos algumas questões que a gente poderá trabalhar a partir do dia 17”, completou.

O coordenador de Tecnologia da Informação, Vlamir Ruiz Garcia, indicado pela entidade para integrar a comissão, recebeu a indicação com um misto de surpresa e entusiasmo. Ele, que já foi integrante de Cipa em outra unidade da Pró-Saúde, está ciente da importância do papel da comissão dentro do hospital. 'Fazendo parte dessa equipe nova, o que queremos fazer é dar continuidade a esse trabalho de conscientização e consequentemente manter esse número de acidentes de trabalho em zero por cento, como foi no mês de outubro”, declarou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde