Em “Ação do Bem”, Hospital Regional de Santarém arrecada livros para projetos

Anualmente, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realiza a campanha de doação de livros e brinquedos para usá-los nos projetos mantidos pela instituição. Este ano, a programação faz parte das comemorações dos 50 anos da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do hospital, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para marcar a data, todas as unidades gerenciadas pela entidade vão realizar, até o final do ano, '50 Ações do Bem”. Esta já é a terceira do HRBA.

A campanha iniciou no dia 31/10, com uma programação realizada no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), que apresentou os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino em parceria com o HRBA. “O curso de Pedagogia vem abraçando os projetos desenvolvidos no hospital e só temos a agradecer por essas parcerias. Esses projetos se transformam, em vez de serem simplesmente de extensão, tornam-se projetos de amor pessoal. Os alunos que participam dessas atividades dentro do hospital se apaixonam realmente pelas pessoas, pelas ações realizadas, e isso acaba extrapolando a atividade simples de extensão”, diz o diretor do Iespes, Juarez de Souza.

O projeto “Ensino, Cultura e Saúde” é um dos mais importantes do hospital. Ele foi lançado no final de 2015 – por meio de uma campanha de arrecadação de livros para viabilizar a implantação – e entrou em execução em agosto do ano seguinte. O projeto permite que pacientes e acompanhantes tenham acesso a mais de 1500 livros, para terem momentos de descontração e enriquecimento cultural durante o tempo em que permanecerem internados no HRBA. A distribuição das obras é feita em todos os leitos das quatro clínicas da unidade.

Somente neste projeto participam mais de 20 estudantes dos cursos de Enfermagem e Pedagogia. “O agradecimento é mútuo, porque o Iespes, sem dúvida, é um grande parceiro do Hospital Regional na execução de vários projetos, que visam o desenvolvimento de nossa região. É bom saber, também, que podemos contribuir com o aperfeiçoamento dos alunos da instituição, que serão futuros profissionais. Esses projetos dão aos alunos outro olhar, mais humano, de não só enxergar a questão pedagógica, mas verificar o potencial que se tem trabalhar a educação e saúde em conjunto”, afirma o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Em 2014, o hospital implantou o “ABC Brincando no HRBA”, que é realizado diariamente e atende em média até seis crianças por dia. Durante esse tempo, são desenvolvidas atividades de leitura e contação de histórias, pinturas e jogos educativos. “Esses projetos são uma forma de resgatar a dignidade humana, levando até os pacientes e respectivos acompanhantes a cultura por meio da leitura. Isso proporciona um ambiente mais acolhedor para atenuar os efeitos da hospitalização e proporcionar uma recuperação mais rápida e saudável', explica a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão.

Ação do Bem

Com a arrecadação de novos materiais, os projetos serão fortalecidos e ampliados, proporcionando melhora na recuperação dos pacientes em tratamento no HRBA. O primeiro ponto de coleta foi realizado no Rio Tapajós Shopping, de 2 a 5/11. Mais de 200 livros foram arrecadados. Neste final de semana (de 10 a 12/11), haverá pontos de coleta no Paraíso Shopping Center. O encerramento da campanha ocorrerá durante o Salão do Livro do Baixo Amazonas, que acontecerá de 24/11 a 3/12. As doações também podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde