Novembro Azul

Novembro Azul: Hospital Bom Pastor promove ação educacional sobre saúde masculina

Palestra educativa voltada para os colaboradores da unidade busca promover acesso à informação e conscientizar sobre o câncer de próstata

Neste mês, os colaboradores do Hospital Bom Pastor (HBP), em Guajará-Mirim (RO), participaram de uma palestra sobre o câncer de próstata com o médico convidado, Dr. Juan Boado. A ação integra a campanha Novembro Azul, criada com o objetivo de promover acesso à informação e conscientização sobre o câncer de próstata.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o câncer de próstata é o quarto que mais acomete pessoas no mundo, totalizando 1,28 milhão de casos em 2018.

Já o Instituto Nacional de Câncer estima que entre os anos de 2020 e 2022, mais de 65,8 mil novos casos de câncer podem ser diagnosticados por ano. O número corresponde 29,2% dos tumores que acometem a população brasileira do sexo masculino, ou seja, é o tipo de câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Quando um tumor é desenvolvido nessa região, há a possibilidade do câncer de próstata surgir. Apesar de alguns tumores se espalharem rapidamente, a maioria progride lentamente, demorando até 15 anos para atingir 1 cm³.

Para Geraldo Fonseca, diretor Hospitalar do Bom Pastor, a conscientização sobre a prevenção à doença é fundamental. “O Hospital Bom Pastor promove esse tipo ação para informar seus colaboradores e eliminar o preconceito sobre o exame de toque, essencial para detecção do câncer de próstata”, destaca o gestor. O diagnóstico precoce é a chave para o sucesso no tratamento, elevando consideravelmente as chances de cura.
O Hospital Bom Pastor é referência para cerca de seis mil indígenas aldeados na região Norte do país. Localizada na Avenida Pimenta Bueno, 663, no Centro de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, a unidade hospitalar realiza consultas, exames, cirurgias, partos e internações com estrutura pensada, principalmente, para a população indígena.

O HBP é uma unidade própria da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do país no ramo de gestão hospitalar. Neste mês, a organização social lançou um e-book gratuito com informações sobre o câncer de próstata no Brasil, e no mundo, com o objetivo de ressaltar a importância de ações preventivas para o controle da doença.

Clique aqui e faça o download do e-book “Sem Tabu”. 

Segundo a OPAS, modificar e prevenir alguns fatores-chave de risco podem reduzir significativamente o risco do câncer. O órgão destaca ainda que o tabagismo é o principal fator de risco, causando 22% das mortes pela doença a nível global. Confira outros fatores:

• Estar acima do peso ou obeso;
• Dieta não saudável, com baixa ingestão de frutas e vegetais;
• Sedentarismo;
• Uso de álcool;
• Infecção por HPV;
• Infecção por hepatites e outras infecções carcinogênicas;
• Radiações ionizantes e não ionizantes;
• Poluição do ar urbano;
• Fumaça interna proveniente do uso doméstico de combustíveis sólidos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde