No Pará, colaboradoras serão homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Mais de 2.700 mulheres que trabalham atualmente nos hospitais geridos pela Pró-Saúde no Estado do Pará serão homenageadas no dia 8 de março. Intitulada com o nome de “Mulher, Flor de Ouro”, a campanha prevê ações voltadas para o fortalecimento da autoestima feminina, com a oferta de cursos de automaquiagem, sessões de limpeza de pele, corte de cabelo, palestras motivacionais e entrega de brindes.

Segundo a diretora geral do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém, Alba Muniz, a mulher já ganhou seu espaço no mercado de trabalho, e em diversas áreas de atuação elas já estão em maioria. “Atualmente grande parte das mulheres dividem suas rotinas de trabalho com a lida diária dentro de casa, dedicando-se aos cuidados com o lar, filhos, e outros, e muitas vezes falta tempo para que elas cuidem mais de si”, diz a diretora.

No HOIOL, que possui mais de 270 colaboradoras, a programação será voltada também para as usuárias dos serviços de saúde. Segundo a coordenadora de Humanização do hospital, Paula Viana, a programação será inteiramente para que a mulher se sinta mais bonita e amada. “Nossa intenção é fazer com que todas sintam-se bem acolhidas neste dia, por isso pensamos em uma programação que envolvesse beleza e bem-estar”, comentou.

Durante os dias 08 e 09, o clima no HOIOL será especialmente feminino, desde os sons entoados pelo sistema de rádio da unidade, que ganhará uma programação musical especial para elas, até a oferta de cuidado e beleza. “Quem não gosta de se sentir mais bonita e feliz? Então é com esse espírito que queremos lembrar essa data tão importante para as conquistas femininas ao longo de todos esses anos”, lembra Paula Viana.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e o Hospital Público do Estado Galileu (HPEG), com 719 e 280 colaboradoras, respectivamente, a programação para o público feminino também será regada de muita beleza, com a oferta de sessões de cuidados com a pele e sessões de maquiagem para as colaboradoras e usuárias.

Para o diretor operacional da entidade no Pará, Paulo Czrnhak, o reconhecimento à importância da mulher na sociedade é um gesto de valorização. 'A mulher tem sido o pilar nos lares, e também nas empresas. A cada dia, assumem nova função, e com sensibilidade, estão fomentando ações mais humanizadas. Para nós, é uma alegria poder homenagear a cada uma pelo diferencial que fazem na nossa rotina', declarou o diretor.

 

Doação de Flores

Em Santarém, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), e em Marabá, no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), a programação também contará com um toque de solidariedade. Neste último final de semana, os shoppings locais tornaram-se palco de arrecadações de gestos de amor, através da motivação de doação de flores e mensagens de força para presentear as mulheres internadas nos hospitais.

Em Marabá 118 flores de chocolates foram arrecadadas. No dia 08/03 as pacientes internadas e suas acompanhantes serão presenteadas. Em Santarém a aquisição foi de 105 rosas naturais, que serão distribuídas às mulheres em tratamento de câncer e hemodiálise que estarão em atendimento ambulatoriais neste dia. Já às pacientes internadas no HRBA serão entregues flores artificiais, de acordo com orientações médicas.

 

Correio da Mulher

Outra ação adotada nos seis hospitais foi o Correio da Mulher, no qual qualquer colaborador poderá dizer a uma colega de trabalho o motivo pelo qual ela é admirável e no dia 08/03 as mensagens serão entregues as homenageadas.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde