No Outubro Rosa, Hospital Bom Pastor realiza palestra sobre câncer de mama

Nesta quinta-feira (20), o Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), realizou palestra educativa sobre câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce da doença.

 

Com participação da médica convidada Yenka Milan, a ação abordou, com as funcionárias da unidade, os principais mitos e tabus em relação ao câncer de mama, a importância da alimentação saudável e prática de atividades físicas, e os principais fatores de risco da doença.

 

Katiuscia Figueiredo de Sales Abiorana, paciente do Bom Pastor, também participou do evento, compartilhando a sua história de luta contra a doença.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, foram estimados 66.280 casos novos da doença em 2021.

 

Outro ponto importância foi em relação ao diagnóstico precoce. “É essencial buscar atendimento, investigar qualquer suspeita e não ter medo do diagnóstico, pois quanto antes ele for realizado, maiores as chances de cura. O câncer tem cura!”, enfatiza a especialista.

 

Entre os fatores de risco para o câncer de mama, estão aspectos ambientais, como a exposição à radiação; comportamentais, como obesidade e consumo de bebida alcóolica; hormonais e hereditários ou genéticos, relacionados principalmente à histórico de casos na família.

 

“Os principais sintomas e sinais de alerta da doença são caroços ou nódulos, que podem estar no seio, pescoço ou na região das axilas. Há ainda pele avermelhada na mama, alterações no mamilo e saída espontânea de secreção”, explica Juan Carlos Boado, diretor Técnico da unidade.

 

Pertencente à Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, o Hospital Bom Pastor é referência assistencial em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica, possuindo ainda estrutura voltada especialmente para a assistência à população indígena.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde