No Hospital Metropolitano, medidas sustentáveis celebram o mês do Meio Ambiente

Doação de mudas de plantas, arrecadação de óleo de cozinha usado e ampliação da horta orgânica estão entre as principais ações desenvolvidas pela unidade para auxiliar na preservação ambiental

No mês de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para dar ênfase à importante missão de preservar os recursos naturais e melhorar cada vez mais os fluxos sustentáveis, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, vem desenvolvendo e implementando diversas ações que priorizam essas práticas.

A principal novidade, que vai impactar na saúde e bem-estar de funcionários, pacientes e acompanhantes, é a ampliação da horta orgânica, que triplicará de tamanho, passando de 42m² para 150m². “O projeto de ampliação surgiu naturalmente com a demanda de tornar o Hospital Metropolitano cada vez mais verde, com práticas e ações que estimulem isso. A nossa meta é que a horta seja entregue agora no segundo semestre”, comenta o gerente de Apoio do Metropolitano, Allisson Wilson.

Além disso, a unidade realiza periodicamente campanhas de arrecadação de garrafas pet, que servem para decoração e produção de brindes ou vasos, e conta com um ponto de arrecadação de óleo de cozinha usado, evitando que esse resíduo seja despejado de forma incorreta na natureza.

O Hospital Metropolitano, que é gerenciado pela Pró-Saúde, realiza ainda a doação de mudas de plantas e árvores, por meio do Projeto Reviver, que somente no ano passado entregou mais de 500 doações.

“Essas são apenas algumas das ações pensadas e desenvolvidas durante o ano dentro da unidade. Nosso foco, além de educar, é incentivar que essas pessoas, tanto pacientes, quanto acompanhantes ou colaboradores, levem esses aprendizados para suas próprias casas e para a comunidade”, ressalta a analista de Sustentabilidade, Bruna Furtado.

Semana do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia do Meio ambiente, comemorado no Brasil em junho, o Setor de Sustentabilidade do Hospital Metropolitano está realizando diversas atividades para chamar a atenção para a preservação, além de conscientizar colaboradores sobre a importância de práticas sustentáveis.

Com uma programação que conta com palestra e aplicação de Quiz de perguntas e respostas, funcionários de todos os turnos têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a temática da sustentabilidade. “A ideia é que todos participem e engajem com esse tema, que é cada vez mais urgente”, diz Bruna.

Além do Quiz, uma exposição com cartoons sobre prevenção do meio ambiente foi aberta e está exposta na entrada principal da unidade hospitalar, que pertencente ao Governo do Estado do Pará e atua como referência no tratamento de média e alta complexidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rafaela Pacheco, jardineira do Hospital Metropolitano, participou das ações e destaca que “é sempre muito importante reforçar o que fazemos na prática. As ações desta Semana do Meio Ambiente vêm justamente para comprovar essa importância”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde