Melhor hospital público da região Norte do país fica na Amazônia e é gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008

Em premiação inédita, Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, está entre as 11 melhores unidades públicas de saúde do Brasil

Gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), é o melhor hospital público da região Norte do país e o décimo primeiro do Brasil.

A posição é resultado de um prêmio inédito concedido hoje, dia 8/11, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), em Brasília.

O prêmio “Melhores Hospitais Públicos do Brasil” foi promovido Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), OPAS/OMS e o Instituto Ética Saúde.

A iniciativa reconhece instituições hospitalares mantidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que são consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

Localizado no Oeste paraense, o HRBA é referência no atendimento de média e alta complexidades para 21 municípios, em especialidades como Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva.

No Norte do País, foi o primeiro hospital a obter o certificado da Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 — Acreditado com Excelência.

“O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma parceria de 14 anos entre a Pró-Saúde e o governo do Estado Pará. É um hospital de excelência que atende 1,4 milhão de pessoas, e queremos dedicar esta homenagem à população da região Amazônica, onde a Pró-Saúde desenvolve um importante trabalho de filantropia”, declarou Wagner Augusto Portugal, diretor Executivo-Geral da Pró-Saúde, durante o recebimento do prêmio.

O executivo estava acompanhado de Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá e representante da Diretoria Estatutária da Pró-Saúde, Alba Muniz, diretora Operacional do Pará, e Herbert Moreschi, diretor Hospitalar do HRBA. O evento contou ainda com a presença do Secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.

Na ocasião, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), gerenciado pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em 2015, até o último mês de junho, também integra o ranking, na 17ª posição.

“É uma honra para a família Pró-Saúde fazer parte desse momento histórico para todos que compartilhamos a missão de promover um serviço de saúde eficiente, de qualidade e humanizado para os cidadãos brasileiros, especialmente os que mais precisam”, destacou Portugal.

Para chegar ao resultado, os organizadores avaliaram os hospitais em três pilares: qualidade, satisfação e eficiência. Participaram da seleção as instituições com a certificação ONA 3, de Excelência, ou com acreditação internacional plena. O tempo de acreditação também foi considerado.

No total, 136 hospitais públicos de todo Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

De acordo com levantamento do IBROSS, dos 8.870 estabelecimentos hospitalares do país em 2021, menos de 400 são acreditados, o que corresponde 6%. Destes, apenas 16,5% (63), são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS.

“Com mais de 50 anos de história, somos uma das entidades filantrópica de gestão hospitalar que mais certificam unidades pela ONA, pois acreditamos no Sistema Único de Saúde. Desejamos que esta iniciativa, de reconhecer as experiências bem-sucedidas no Brasil, inspire muitos outros hospitais pelo país”, enfatizou o diretor da Pró-Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde