Medidas preventivas são essenciais para reduzir acidentes de trabalho

A prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes e, na data em que é lembrado o Dia da Prevenção de Acidentes de Trabalho, dia 27 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II 24hrs Doutora Corasi Alves de Andrade, a UPA Oropó, em Mogi das Cruzes, mostra que treinamentos e campanhas de conscientização ajudam a reduzir acidentes.

A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura, está há 156 dias sem registrar acidentes de trabalho. Apenas no primeiro semestre deste ano, já foram realizados quatro treinamentos envolvendo segurança no trabalho. A capacitação dos colaboradores é contínua.

Para o técnico de Segurança do Trabalho Vagner Santos, responsável pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da UPA Oropó, a prevenção é essencial para garantir a segurança tanto dos colaboradores quanto dos pacientes. “Essa é a chave, desde educação _in loco_ e aplicação de normas e procedimentos, até a utilização dos equipamentos de segurança individual. Esse conjunto de ações garante um ambiente de trabalho seguro”, ressaltou.

O técnico esclareceu ainda que uma das grandes preocupações da unidade é em relação aos acidentes de trabalho envolvendo materiais perfurocortantes, que são agulhas, bisturis e outros instrumentos utilizados no dia a dia do serviço. Para reduzir as chances destes casos, a unidade tem como foco a conscientização por meio de campanhas e orientações.. “Além da própria lesão, ainda existe o risco biológico desse acidente, pois há a possibilidade de contaminação por doenças, como hepatite e sífilis”, acrescentou.

De acordo com Santos, os acidentes de trabalho impactam também na vida pessoal dos colaboradores. “É preciso lembrar que além da lesão física, é importante falar ainda da carga emocional que o acidente de trabalho pode gerar, já que às vezes, dependendo da gravidade, o funcionário precisa ficar afastado das suas funções, refletindo diretamente na operacionalização e continuidade dos serviços prestados por ele”, explicou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde