Materno-Infantil de Barcarena zera óbito materno e se consolida como referência em aleitamento materno

Em 2021, unidade realizou mais de 148 mil atendimentos e 1.432 partos de alto e médio riscos

O ano de 2021 foi marcado por uma grande conquista no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, no interior do Pará: o título Hospital Amigo da Criança.

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A unidade, que pertence ao governo do Estado e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, é o 11º hospital a obter o selo no Pará.

Referência em educação em saúde sobre aleitamento materno, com o único Banco de Leite Humano da região do Baixo Tocantins e coletas in loco nas unidades básicas de saúde, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena se tornou o primeiro hospital da Região do Baixo Tocantins a receber o título.

“Em 2020, a nossa taxa de aleitamento materno exclusivo na unidade foi de 75,56% e, em 2021, foi de 90,60%, corroborando a efetividade das estratégias adotadas pela unidade, além de promover qualidade de vida aos nossos pacientes”, destaca a diretora Assistencial, Joice Vaz.

Referência no atendimento de média e alta complexidades em neonatologia e obstetrícia, o Materno-Infantil de Barcarena realizou, em 2021, mais de 148 mil atendimentos entre cirurgias, exames, internações, consultas e sessões com a equipe multiprofissional. Foram 1.432 partos humanizados de alto e médio risco, e um índice geral de 98% de satisfação entre os usuários.

Com mais de 80% do total de profissionais mulheres, o HMIB destaca o protagonismo feminino no setor da saúde e a participação efetiva das mulheres nas experiências de assistência, gestão e educação, em um período de grande importância para as mulheres: a maternidade.

“Durante todo o ano, as ações pensadas para mães e bebês abrangem o acolhimento e humanização, um dos valores institucionais da Pró-Saúde. As boas práticas assistenciais são definidas para oferecer a melhor experiência do cuidado materno-infantil, seja durante o pré-natal, parto e no pós-parto”, explica Patrícia Hermes, diretora Hospitalar.

Zero mortalidade materna

Há mais de 15 meses, o Hospital Materno Infantil de Barcarena não registra óbitos maternos, evidenciando seu histórico de excelência no atendimento às mulheres do Baixo Tocantins. Entre as estratégias de destaque da gestão, está a implantação do método Near Miss, preconizado pela OMS.

Trata-se de um conjunto de diretrizes e orientações dedicadas aos profissionais que, se seguidas corretamente, tendem a identificar vários tipos de complicações que podem comprometer a saúde da gestante — o método também indica o que os profissionais devem fazer diante dessas complicações.

“Quando é identificada a complicação materna, já seguimos uma recomendação pré-definida”, explica Patrícia. “Dessa forma, agimos na prevenção das principais causas de mortalidade materna com uma boa condução obstétrica”, acrescenta a diretora.

Outra conquista recente da unidade, para fechar o ano de 2021, foi a renovação do selo Green Kitchen (em português, Cozinha Verde). A unidade conquistou o selo pela primeira vez em 2019, com três renovações consecutivas.

Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam), o selo é um reconhecimento aos restaurantes e serviços que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, garantindo além da satisfação do usuário, a utilização de alimentos orgânicos, de materiais naturais, reutilizados, reciclados ou certificados na produção. Tudo isso, devolvendo o mínimo de resíduos sólidos ao meio ambiente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde