Imagem Peregrina da Nossa Senhora de Nazaré

Materno-Infantil de Barcarena recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Usuários e colaboradores participaram da celebração na unidade, realizada nesta sexta-feira em alusão ao Círio de Nazaré

Momentos de emoção e devoção foram compartilhados por pacientes, colaboradores e acompanhantes durante a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), nesta sexta-feira (5).

A celebração, que contou com a leitura da palavra, cantos, momentos de bênçãos e consagração, aconteceu na recepção do Materno-Infantil, unidade do Governo do Pará gerenciada pela Pró-Saúde, atendendo todas as medidas de segurança e prevenção da Covid-19.

O padre Idaltino dos Prazeres, presidiu, junto a membros da equipe da Paróquia de São Francisco Xavier, a acolhida da Santa na unidade. O momento de união e celebração, promovido pela Paróquia, faz parte da peregrinação do 62º Círio da Nossa Senhora de Nazaré, em Barcarena.

No Materno-Infantil, a celebração foi organizada pela Pastoral da Saúde, que promove ações evangelizadoras, e o Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), que desenvolve boas práticas para o bem-estar de todos.

“A visita da Imagem de Nossa Senhora, que faz parte da celebração do Círio em Barcarena, é um momento muito aguardado, tanto por usuários quanto pelos profissionais. Além de ser cultural, todos partilham desse momento de devoção, fé e consagração, e se unem em prol dos enfermos, das vidas que aqui nascem e da saúde dos profissionais”, ressalta Daniella Dias, presidente do GTH.

Após a celebração, o religioso e representantes da diretoria do hospital percorreram os corredores da unidade com a imagem peregrina para abençoar os pacientes e seus familiares nas enfermarias, unidades de internações, postos de partos, além dos colaboradores da instituição.

“Pedimos a Nossa Senhora para olhar sempre aos enfermos e pacientes, mas também aos profissionais de saúde que, durante este momento de pandemia, oferecem dedicação, força e empenho para salvar vidas e trazer vidas ao mundo. Que essa instituição receba a graça e muitas bênçãos de Deus”, declarou o padre.

Para Raimunda Luz, supervisora de suprimentos e católica praticante, o momento foi de emoção. “Todos os anos meu coração se alegra por estar próximo a Virgem Maria, e é muito reconfortante poder elevar as nossas preces e pedir a intercessão Dela no nosso ambiente de trabalho e agradecer, pois, aqui é onde passamos maior parte do tempo ”, disse a profissional.

A diretora hospitalar, Patrícia Hermes, destaca a emoção de receber a Imagem Peregrina na unidade e participar da peregrinação que antecede o Círio de Barcarena.

“Entendemos que é um momento de ressignificar e compartilhar de uma fé que move o coração de todos. Recebemos vidas de mães e filhos, diariamente, e nos sentimos felizes por receber a Virgem de Nazaré, mãe de Jesus, ela que é o maior símbolo da maternidade”, declarou a diretora.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 2018. O HMIB está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade realiza atendimentos de média e alta complexidade gratuitos, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).

No último mês de agosto, o HMIB se tornou o primeiro hospital da Região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde