Materno-Infantil de Barcarena realiza 100 mamografias no Outubro Rosa

Exame é recomendado para identificar o câncer de mama na fase inicial, o que aumenta em mais de 90% as chances de cura

Com intuito de auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) realizou 100 exames de mamografia nos dias 26, 27, 28 de outubro, e, ainda em 1 deste mês.

A ação integra a campanha Outubro Rosa, mês dedicado a reforçar as ações de prevenção à doença e beneficiou mulheres residentes da região de atendimento da unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde.

De acordo com o supervisor de Radiologia do HMIB, Ivanilson Leal, dos 100 exames realizados, 63 foram de rastreamento da doença e em 37, as pacientes apresentavam algum tipo de sintoma ou tinham histórico de câncer na família.

“A mamografia é o exame recomendado para identificar o câncer de mama na fase inicial, o que aumenta em mais de 90% as chances de cura”, explica o profissional.

Na região Norte do País, o Pará é o estado que tem maior estimativa de registros da doença para este ano. Serão 780 novos casos de câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Apesar da alta mortalidade, a doença tem cura se descoberta precocemente, por isso a importância do exame de mamografia para identificação de nódulos ou anormalidades nas mamas”, explica a diretora Assistencial do HMIB, Lorena Portal.

O HMIB é referência para gestantes de alto risco e bebês de 11 municípios na Região do Baixo Tocantins. A unidade está localizada a 114 km de distância da capital Belém e possui atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema único de Saúde).

Em quatro anos de funcionamento, a unidade já realizou mais de 417 mil atendimentos, sendo mais de 5,3 mil partos.

“Abraçamos este tipo de ação porque fortalece ainda mais nosso compromisso com a população, que é prestar uma assistência humanizada em saúde, de forma digna e gratuita para todos”, finaliza a diretora.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde