Bebê celebra mesversário na maternidade de Barcarena

Materno-Infantil de Barcarena celebra mêsversário de bebê internado há 3 meses

Nesta quinta-feira (11), a equipe multiprofissional do Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan, comemorou o aniversário de três meses do bebê Nikolas. Ele nasceu prematuro, em maio passado, e desde então, recebe assistência na Unidade de Cuidados Intermediário (UCI) Neonatal.

A fim de amenizar o estresse gerado pelo longo período de internação, a Comissão de Humanização da unidade, composta por profissionais das áreas de psicologia organizacional e clínica, terapia ocupacional, fonoaudiologia e serviço social, se uniu à mãe Deyziane Fagundes, de 19 anos, para preparar uma festa com direito à decoração especial e bolo.

Para Lorena Portal, diretora Assistencial do Materno-Infantil, além de favorecer a segurança emocional, o acolhimento prestado pela unidade estreita os laços entre mãe e filho. “Acreditamos que o mêsversário ajuda a aliviar a angústia durante a internação do bebê. A comemoração significa a realização de um sonho da mãe em poder celebrar a vida do filho, mesmo dentro do ambiente hospitalar”, explica a profissional.

Essa é apenas uma das práticas de humanização que são realizadas na unidade. Segundo Lorena Portal, uma das principais características do Materno-Infantil de Barcarena, unidade do governo do Estado, referência para gestantes de alto risco na região do Baixo Tocantins, é o acolhimento de bebês que se encontram na mesma situação que Nikolas.

“Atuamos pautados na humanização, um valor institucional da Pró-Saúde, gestora do hospital. Há um atendimento especial em relação aos bebês prematuros, para acolhê-los de forma integral. Para isso temos outras atividades que auxiliam no conforto e recuperação deste bebê como os banhos de ofurô e os ‘polvinhos de crochê’”, exemplifica a diretora Assistencial da unidade.

Com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena já realizou mais de 3 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias, nos seus dois anos de funcionamento

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde