Ação de sustentabilidade dentro do hospital metropolitano de Ananindeua

Hospital Metropolitano realiza blitz sobre sustentabilidade para colaboradores

A programação da “Patrulha Sustentável” percorreu diversos setores da unidade, levando conhecimento sobre gerenciamento de resíduos

Para reforçar a importância de atitudes sustentáveis no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), e convidar os colaboradores da unidade para participarem da Semana do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que ocorrerá de 16 a 19 de agosto, uma “Patrulha Sustentável” percorreu setores administrativos e assistenciais na manhã desta sexta-feira (12).

Com a mascote do Programa, o “PG”, a blitz iniciou as atividades pelas alas assistenciais, passando pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e setor administrativo. Durante a ronda da Patrulha, em um momento de descontração, foi realizado um quiz com perguntas sobre os fluxos de sustentabilidade dentro do HMUE.

“Nessa oportunidade, a gente reforça as boas práticas que versam sobre os nossos programas de gerenciamento de resíduos, sustentabilidade e boas práticas. Os colaboradores têm a oportunidade de conhecer melhor, questionar e dar opinião sobre o tema, que é de extrema importância para todos”, comenta a coordenadora do PGRSS, Agnes Reis.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Metropolitano foi criado em 2016, para o desenvolvimento de um programa de educação ambiental.

A coordenadora do serviço de laboratório do HMUE, Liliane Santos, participou da blitz da patrulha e acertou as perguntas. “É muito bom ter esse acesso ao conhecimento para que, além das nossas atividades, a gente posso ampliar os saberes. Esse intercâmbio é fundamental”, comenta.

Com vasta programação, que contará com palestras, mesas redondas, oficinas e jogos interativos, a Semana do PGRSS será realizada pelos setores que compõem a gerência de apoio da unidade hospitalar, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde.

“A atenção aos processos que priorizam os fluxos sustentáveis impacta diretamente na rotina de todos dentro da unidade, tanto profissionais quanto pacientes. Por isso, essa é uma pauta muito importante para nós”, afirma a gerente de apoio do HMUE, Beatriz Garcia.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO PGRSS

16/08
8h30 – Palestra: Reciclagem na Economia Circular (e seus impactos socioambientais)
15h30 – Recicla Metrô: Montagem de vasos/decoração para o jardim
20h45/21h30 – Palestra PGRSS: A Sustentabilidade como ferramenta para a segurança do paciente

17/08
9h- Palestra: Os impactos do descarte inadequado de medicamentos
9h- Oficina de Compostagem
14h- Palestra Sustentabilidade
17h30- Reaproveitamento total de alimentos
20h45/21h30 – Palestra PGRSS: A Sustentabilidade como ferramenta para a segurança do paciente

18/08
8h30 – Sustentabilidade – A importância nas unidades de Saúde
12h/ 12h45 – Jogo de Descarte de Resíduos
16h – Os perigos do descarte incorreto do material perfuro cortante
17h/17h45 – Jogo de Descarte de Resíduos

19/08
9h- Palestra Cidade Limpa
12h – Jogo de Descarte de Resíduos
14h- Roda de Conversa: PGRSS – A Sustentabilidade como ferramenta para segurança do paciente

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde