Colaboradoras da Pró-Saúde que atuam no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, receberam, nesta segunda-feira, 21, orientações sobre prevenção do câncer de mama. A atividade integra as ações de conscientização do Outubro Rosa, que mobilizam instituições em todo o mundo neste mês.
A mastologista Jamily Rocha, que atua na unidade, conversou com as colaboradoras chamando atenção para os principais mitos que assombram o imaginário feminino sobre a doença. A profissional esclareceu, por exemplo,
que a detecção de cistos não indica a presença de neoplasias. “Mesmo descrevendo que o formato redondo, diferente do estrelado, não significa que a paciente está com câncer, o tema assusta e é necessário fazer outros exames, além da mamografia e da ultrassonografia, para tranquilizá-la”, explicou Jamily.
De acordo com a especialista, cistos geralmente são compostos por líquidos e tem maior mobilidade no corpo. Já os nódulos, por outro lado, são mais rígidos e densos. “As mulheres tendem a pensar que qualquer alteração nos seios já pode ser um sinal da doença, principalmente quando há dor. Porém, a dor pode ser desencadeada por alteração hormonal, movimentação e até mesmo o uso inadequado de sutiã”, continuou a palestrante.
Cristina Silva, do setor de Faturamento, elogiou a ação. “É uma orientação importante, necessária e que não podemos fugir. Hoje mesmo aprendi que os homens também precisam se prevenir, pois também estão propícios à doença. É um tema que temos de tratar todo tempo, não apenas em outubro”, analisou Cristina.
A incidência em homens foi um dos aspectos pontuados durante a palestra. De acordo com Jamily, eles precisam ser sensibilizados a também realizar o autoexame, assim como as mulheres, além de ficar atentos aos fatores de risco como obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada além de predisposição genética.
Neste ano, a Pró-Saúde, entidade que realiza a gestão do HMUE, lançou sua campanha sobre o tema com uma nova abordagem, unindo a temática feminina de combate ao câncer de mama, e a masculina, de combate ao câncer de próstata.
Com o slogan “Prevenção do câncer é um assunto de família”, o objetivo da entidade é alertar sobre a importância da discussão do tema no ambiente familiar, levando para seus mais de 1,1 milhão de pacientes atendidos todos os meses e 16 mil funcionários nas unidades que gerencia, informações sobre prevenção dessas doenças.
Saúde – Para incentivar a adoção de hábitos saudáveis como a prática da atividade física, o Projeto Qualidade de Vida do HMUE realizará na próxima sexta, 25, um aulão de ritmos para colaboradores da unidade. A proposta, dentro do mês de conscientização da prevenção e combate ao câncer de mana, é que os participantes venham com trajes na cor rosa.
Sobre o HMUE
Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.
O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, de diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.