Marabá: HRSP implanta Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão

Iniciou, na quinta-feira (26/8), no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) Dr. Geraldo Veloso, em Marabá (PA), a implantação de mais um Protocolo de Segurança do Paciente. Trata-te do Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão . A medida é uma iniciativa do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que segue determinação do Ministério da Saúde.

O primeiro treinamento foi direcionado à Equipe Administrativa. Por meio de exposição de imagens e explicações, o protocolo será repassado para as áreas assistenciais. A implantação dos Protocolos de Segurança é uma prática sistemática do hospital, e  que conta com a participação de todos os colaboradores do hospital.

Facilitadora da implantação do protocolo, a enfermeira Flávia Maura explica que o hospital contará com alarmes sonoros a cada duas horas, para que seja feita a mudança de decúbito (mudança de posição) dos pacientes,  com o objetivo de evitar as úlceras por pressão (ferimentos conhecidos como  escaras).

Durante o treinamento de implantação do protocolo, foram apresentados fotos e vídeos sobre pacientes com úlceras por pressão, assim como a forma de agir diante de grau da lesão. A gestora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, Patrícia de Nazaré da Silva, lembra que o Protocolo de Prevenção é o terceiro de uma série de sete protocolos que obedecem ÀS portarias e recomendações do Ministério da Saúde para melhorar o atendimento aos pacientes.

Os dois primeiros protocolos implantados foram os de identificação do paciente e lavagem correta das mãos. Os próximos serão os de prevenção de quedas, cirurgia segura e comunicação efetiva entre os profissionais de saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde