Mais de três milhões de pacientes já foram atendidos no Hospital Metropolitano

O primeiro hospital regional do Pará comemora dez anos nesta quinta-feira, dia 17, com números que reforçam sua importância para os usuários da rede pública de saúde metropolitana. São mais de três milhões de pacientes atendidos. Referência nacional em atendimento de alta complexidade, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, festeja a data desde o início da semana com uma agenda que se estenderá até abril.

 Na solenidade oficial em comemoração será realizada uma bênção religiosa, homenagens e um abraço simbólico ao hospital, além do tradicional parabéns, cantado pelos presentes. Ao final, será servido um bolo de dez metros, sendo que cada metro simboliza um ano de funcionamento da unidade. Na sexta-feira (18), a comemoração continua com a certificação dos primeiros residentes médicos e multiprofissionais do hospital.

Em dez anos, foram realizadas mais de 78 mil saídas hospitalares, 135 mil consultas ambulatoriais, 230 mil atendimentos de urgência e emergência, 2.700.000 exames e mais de 60 mil cirurgias realizadas. O hospital opera em sua capacidade máxima de atendimento, muitas vezes com uma demanda maior de pacientes.

Atualmente, a unidade possui 198 leitos. O hospital conta também com um Centro Cirúrgico composto por cinco salas cirúrgicas, uma sala de recuperação pós-anestesia (RPA) e duas salas cirúrgicas para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

 O secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus, lembrou que um dos pontos mais importantes foi o planejamento. “Os números de atendimento realizados nos dez anos de existência do hospital mostram que estávamos no caminho certo quando implantamos o serviço de urgência e emergência na região metropolitana”, disse.

 Esse serviço, acrescentou o secretário, incluiu a construção de uma estrutura de excelência para atender pacientes vítimas de trauma. “É importante a gente se perguntar quantas vidas foram salvas, quantas pessoas conseguiram ter uma recuperação da sua saúde em função do nível de atendimento que o hospital oferece. É claro que temos desafios pela frente. Mas é preciso reconhecer que o Metropolitano é o símbolo da saúde pública que dá certo”, afirmou.

Para o diretor geral do hospital, Rogério Kuntz, a unidade vem cumprindo a sua missão de oferecer saúde pública de qualidade para os usuários. “O hospital foi inaugurado em 2006 com a missão maior de salvar de vidas. Hoje, não é mais possível pensar a saúde da Região Metropolitana de Belém sem o HMUE, referência na urgência e emergência em trauma e queimados”, argumenta.

 

Regionalização

Primeiro hospital regional do Pará, iniciando o processo de descentralização e regionalização da saúde no Estado, o HMUE é atualmente referência para o Norte do Brasil no tratamento de queimados. Também é referência em trauma para a Região Metropolitana de Belém. A unidade é considerada um centro avançado de formação de profissionais e também o maior hospital de urgência e emergência do Norte do Brasil.

 O HMUE integra o programa SOS Emergência do Governo Federal, sendo acompanhado todos os meses pelo Ministério da Saúde. A iniciativa contribui para a qualificação da gestão e do atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 As especialidades médicas disponíveis no HMUE são: Endoscopia, Radiologia Médica, Clínica Médica, Nefrologia, Pediatria Clínica, Cirurgia geral e do Trauma, Medicina Intensiva, Bucomaxilofacial, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica Reparadora, Traumato-Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, Anestesiologia, Hemoterapia, Cirurgia Torácica, Otorrinolaringologia, Neurocirurgia, Infectologia.

 

Humanização

 O bom atendimento e a garantia do bem-estar do usuário é uma das premissas do HMUE. Diversas ações de humanização são realizadas com esse intuito, dentre elas o projeto “Meu Amigo Herói”, voltado para as crianças atendidas na unidade, que ajuda a amenizar os traumas do tratamento hospitalar e a mediar a relação entre o profissional, o paciente e o acompanhante. A linguagem do “Super Herói” contribui para a compreensão dos pequenos pacientes em relação à importância de seguir as orientações dos profissionais de saúde.

 Outra ação de humanização é o programa “Classe Hospitalar”, que reúne alunos de diversos níveis de ensino em um mesmo espaço, além do atendimento em leitos para aqueles alunos, crianças e adultos impossibilitados de se locomoverem. As atividades são desenvolvidas nas áreas de conhecimentos: Códigos e Linguagens, Lógico Matemático e Natural e Conhecimento de Mundo, para os Ciclos I e II e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, do 6º ano ao Ensino Médio.

 

Capacitação

 O HMUE oferece aos seus colaboradores, de forma contínua, o programa de qualificação e capacitação profissional, no qual são oferecidos mensalmente, treinamentos e capacitações variadas.

Residência

Desde 2012, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência dispõe de programa de residência, possibilitando aos participantes contribuir com a sociedade por meio de artigos científicos, trabalho de conclusão e do auxílio no atendimento aos pacientes. Atualmente, o HMUE conta com o Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma, que reúne diversas categorias profissionais (Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia), e o Programa de Residência Médica em Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral, Medicina de Urgência e Cirurgia do Trauma.

 

HMUE em números

 Mais de 3.000.000 de pacientes atendidos

2.700.000 exames

230.000 atendimentos em urgência e emergência

135.000 consultas ambulatoriais

78.000 saídas hospitalares

Mais de 60.000 cirurgias

1.128 profissionais contratados

198 leitos

27 especialidades médicas

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde