Colaboradores da UPA Itaboraí buscam otimização na assistência hospitalar

A equipe de colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Itaboraí, no Rio de Janeiro (RJ), passa por atualizações diárias por meio de diversos treinamentos que buscam o aperfeiçoamento para prestar uma melhor assistência hospitalar. Nos últimos dias foram realizadas ações sobre “Protocolo de Risco à Exposição ao Vírus do HIV”, “Noções de Segurança do Trabalho”, “Utilização de Equipamentos de Proteção Individual”, “Acidente de Trajeto”, “Acidente de Trabalho” e “Orientações do Departamento Pessoal”, entre outros.

A atividade sobre “Protocolo Pós Exposição de Risco à Infecção pelo Vírus do HIV” teve como instrutores o enfermeiro Leandro Martins e a Coordenadora de Enfermagem Meire Viana. O evento contou com a participação de 87 colaboradores, entre profissionais da área médica, enfermagem, serviço de limpeza e laboratório. O objetivo foi apresentar o protocolo da unidade para os novos colaboradores e reapresentar para aqueles já conhecem. Em caso de acidentes com materiais biológicos, todos devem ter conhecimento do fluxo de atendimento da UPA.  

Já o curso de orientações sobre o “Controle da Temperatura da Geladeira e Ambiente da Sala de Medicação” foi destinado a 45 enfermeiros e técnicos de enfermagem da UPA Itaboraí. As temperaturas fora dos parâmetros podem inativar a ação dos medicamentos e comprometer o tratamento do paciente.

Os treinamentos de “Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, “Acidente de Trajeto e Trabalho” e “Noções de Segurança do Trabalho” foram conduzidos pela técnica em Segurança do Trabalho Tatiana Ramos. Em breve, serão realizados mais treinamentos para os colaboradores da UPA Itaboraí.

Além disso, a unidade também recebe a visita mensal da Trupe da Alegria, grupo de palhaços que leva diversão e sorrisos para os pacientes e acompanhantes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde