Mais de 390 mil atendimentos são realizados pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes em 2018

Em todo o ano passado, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realizou 390.405 atendimentos entre consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos. Apenas o Pronto Atendimento da unidade, que atende exclusivamente crianças, fez 79.561 consultas de urgência.

Além do Pronto Atendimento Infantil, o HMMC conta com atendimento ambulatorial. As especialidades ofertadas incluem anestestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia, otorrinolaringologia, além de urologia e vascular. Ao todo, foram oferecidas no ano passado, 44.987 consultas, sendo que a ginecologia foi a especialidade mais procurada.

O hospital possui também um bloco cirúrgico que no ano passado realizou 1.442 procedimentos. Entre as cirurgias mais realizadas na unidade estão as de vesícula, hérnia e varizes. “Elas são as mais prevalentes quando falamos de cirurgias de pequeno e médio porte. São doenças que, estatisticamente, têm uma prevalência muito grande na população, que limitam muito o dia a dia do paciente, mas são de rápida resolução e retorno às atividades”, explicou o coordenador de cirurgia do HMMC, o cirurgião geral Luiz Antonio Coelho Filho.

De acordo com o coordenador, essas cirurgias são as mais procuradas não apenas em Mogi, mas no Brasil e fora da País. “Pacientes portadores de hérnia, pedra na vesícula, problemas de varizes ou mesmo distúrbios respiratórios, decorrentes das doenças de septo, têm uma dificuldade grande de executar suas atividades rotineiras. Em virtude dessa demanda, essas são as principais cirurgias realizadas pelo hospital”, acrescentou.

Outros índices que chamam atenção no HMMC, são os que indicam a satisfação dos pacientes. Em todos os serviços oferecidos pela unidade, a aprovação superou os 90% em 2018. No caso do Pronto Atendimento, 93,90% dos pacientes que buscaram a emergência elogiaram a assistência oferecida. Nas consultas ambulatoriais, este número subiu para 95,05% e já na Clínica Cirúrgica, o percentual de aprovação chegou a 98,23%.

Um dos principais diferenciais do HMMC são as ações voltadas para a humanização. A unidade conta com a Associação do Voluntariado de Mogi, que realiza trabalho de acolhimento e orientação aos pacientes, entre as iniciativas estão visitas e atividades lúdicas oferecidas aos atendidos. O hospital oferece ainda, o horário estendido de visitação à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os pacientes internados podem receber visitas do meio-dia até às 21 horas. O objetivo é humanizar o atendimento.

O HMMC recebeu em 2015, a certificação ONA 1- Acreditado, apenas nove meses após iniciar as atividades. O selo foi renovado em 2016. Já em 2017, a unidade alcançou o segundo nível de Acreditação, ONA 2 – Pleno, concedido ao hospital que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além de utilização de processos integrados e plena comunicação das atividades. A certificação foi renovada em 2018.

A UTI do HMMC conta com o selo de qualidade e desempenho entregue pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). A premiação é oferecida pelo fato de a unidade realizar o gerenciamento dos indicadores de qualidade e desempenho em acordo com o que determina a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O hospital é reconhecido também pelas ações que visam a sustentabilidade. Em 2015, o HMMC recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente e em 2017 o prêmio “2020 Challenge Climate Champion Awards 2016”, pela participação do hospital na campanha Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima.

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