Hospital Yutaka Takeda celebra cinco anos do programa “Carajás com Saúde

Uma programação especial, com diversas atividades de modalidades diferentes, foi realizada pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), para comemorar os cinco anos de funcionamento do programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde”, do Hospital.

A Unidade, administrada pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, durante o mês de fevereiro, em todas as segundas-feiras, ofereceu aos participantes uma aula com um professor de educação física convidado de modalidade especifica: Strong, Neo Pilates e CrossFit.

Segundo a professora de educação física do HYT Ana Lucia Toledo, o objetivo do programa é a promoção a saúde por meio da atividade física praticada de forma regular. “Os benefícios de ter uma vida saudável por meio da prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada são diversos, como o aumento do metabolismo, diminuição do risco de doenças cardíacas, emagrecimento, além disso, ainda facilita a interação entre os moradores de Carajás”, explicou.

Para a aluna do “Carajás com Saúde”, Lucilene Gonçalves, que frequenta as aulas nos cinco anos do programa, os treinamentos funcionais conduzidos pela profissional do HYT são importantes para a comunidade, além de melhorou a sua qualidade de vida. “Eu não posso ficar acima do peso, então os treinos, mas as outras atividades paralelas que eu faço como pedalar e pilates me ajudam bastante a ter um melhor desempenho com os meus filhos e poder acompanhar o pique deles”, sorriu.

O “Carajás com Saúde” disponibiliza atividade física gratuita para as famílias que residem na Serra dos Carajás. Com aulas de segunda a sexta-feira, às 18h30 e 19h30, na praça da rua Jarí. Atualmente, cerca de 70 alunos participam diariamente do programa.

Comemoração

No dia 24/2, pela manhã, uma aula de crossfit abriu a programação de comemoração do “Carajás com Saúde”. O professor de educação física Felipe Soeiro explicou que atividades aplicadas foram divididas em alongamento, aquecimento e wod (treino) do dia. “O crossfit, usa movimentos funcionais, constantemente variáveis de alta intensidade, como pular, correr entre outros”, disse.

Em seguida houve uma apresentação de dança regional, o carimbó, com as crianças do grupo Kuarupinho e, para encerrar, o famoso parabéns foi cantado pelos alunos do “Carajás com Saúde”.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possuí duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde