Mais de 100 colaboradores participam do 1º Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém e região metropolitana

Prestigiado por mais de 100 colaboradores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o 1º Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém-Região Metropolitana está sendo realizado nesta terça-feira, 14/06, em um hotel, no centro de Belém, sob o tema Enfermagem: uma atuação que vai além do cuidado. Os participantes foram trabalhadores dos Hospitais Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) e o Público Estadual Galileu (HPEG).

O evento foi aberto aos colaboradores da área da enfermagem e equipe multiprofissional. A ideia primordial foi criar um padrão único de treinamento, como ressaltou o diretor operacional das Pró-Saúde do Pará, Paulo Czrnhak. “A iniciativa deste encontro foi promover a reflexão e o debate sobre um padrão único de atendimento, baseado no amor pelo próximo, que resulta com técnica e gestão, em um cuidado seguro de vidas e com excelência”, frisou. Czrnhak ainda abordou a relação entre reconhecimento e a atuação dos colaboradores por meio da capacitação profissional. “O profissional da assistência é o coração dos nossos hospitais. São eles que dão o ritmo para as nossas atividades. O enfermeiro, e o técnico de enfermagem, são os profissionais mais próximos dos pacientes”.

Representante da Secretaria de Saúde Pública do Pará, Hélio Franco, ressaltou o cuidado com que os usuários do Sistema Único de Saúde são tratados pelas equipes da Pró-Saúde. “Recentemente, tivemos hospitais públicos certificados pela Organização Nacional de Acreditação, o que prova a excelência dos profissionais, assegurando um atendimento público para quem eventualmente precisa”, analisou.

O diretor geral do Hospital Metropolitano, Rogério Kuntz, ressaltou a importância do evento e a presença significativa de colaboradores. Já o diretor geral do Hospital Galileu, Saulo Mengarda, frisou que a troca de experiência entre os profissionais é um dado positivo. “A atualização profissional, as novas técnicas e a padronização das atividades foram os objetivos. Também buscamos incentivar a troca de experiência, no sentido do cuidado com o paciente”, garantiu. A diretora geral do Hospital Oncológico, Alba Muniz, ponderou que os hospitais prezam pelo desenvolvimento dos colaboradores. “A necessidade do evento é um complemento ao papel de fazer uma assistência cada vez melhor e cada vez mais humanizada. É importante desenvolver as pessoas que fazem, de fato, a assistência”.

 

Palestras

A abertura do 1º Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde na Região Metropolitana de Belém teve a palestra do enfermeiro graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Doutorando em Ciências da Saúde pela FAMERP, João Junior Gomes. Ele falou sobre a Evolução histórica da enfermagem. Na sequência, a Qualidade e Segurança do Paciente foi o tema ministrado pela consultora da Pró-Saúde Luciane de Falchi Carrano de Oliveira. A Gestão de Enfermagem e Implicações Éticas do Profissional de Enfermagem estão sendo abordadas nas temáticas das mesas redondas. O tema Marketing Pessoal como Instrumento de Valorização Profissional, conduzido pela palestrante Raquel de Nazaré Cota Conde, encerrará o encontro.

A programação está sendo considerada um sucesso pelos participantes. “Foram temas de qualidade, sendo que se engloba a rotina dos outros hospitais e conseguimos visualizar o que o outro hospital faz, trocando experiência”, disse a enfermeira do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), Aglaisa Cruz. O enfermeiro do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Alan Ferreira, avaliou que agregou conhecimentos variados. “Considero importante porque aprendemos e debatemos sobre temas atuais. Está sendo extremamente válido”, afirmou. Já a técnica de enfermagem do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), Ivana Santos, avaliou que a troca de experiência entre profissionais de três unidades de saúde trará benefícios.  “Prezamos pela qualidade no atendimento, e falamos acerca do que acontece no nosso dia a dia”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde