Maio Amarelo: Hospital Metropolitano integra movimento pela redução de acidentes de trânsito

Especializado no atendimento de casos de trauma de média e alta complexidades, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), – gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESPA) – recebe pacientes de todo o Pará vítimas de acidentes de trânsito. Em 2018, a Unidade registrou 4.152 atendimentos por acidentes de trânsito, o que representou 26% dos casos recebidos no Hospital em todo o ano.

A partir da realidade observada todos os dias na Unidade, o Hospital Metropolitano realiza ações que visam conscientizar a população para hábitos de segurança no trânsito, redução dos acidentes e, por consequência, do número de internações hospitalares em decorrência destes acidentes. Nesta sexta-feira, 10/05, o HMUE participa da ação conjunta do Departamento de Trânsito do Pará – Detran-PA alusiva ao Maio Amarelo. O movimento mundial busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A programação conta com diversos órgãos e entidades e acontece de 8h às 13h, na Praça Santuário, em Belém (PA).

Profissionais e residentes da Unidade estarão presentes realizando atendimentos de aferição de pressão e glicemia, orientações sobre alimentação saudável, prevenção de acidentes de trânsito e prevenção de queimaduras, e demonstração de reanimação cardiorrespiratória.

O Diretor Hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro, destaca que o Hospital é a unidade pública de saúde que mais recebe vítimas de acidentes de trânsito na região metropolitana de Belém e entende a importância de ações voltadas a conscientização dos motoristas e pedestres.

“Maio é o mês para que todos possamos levantar a bandeira da segurança no trânsito, com intuito de que a sociedade em geral discuta as formas de evitar tantas pessoas politraumatizadas e vítimas fatais. Tragédias que afetam não somente os pacientes, mas também suas famílias, ou seja, é um problema de saúde pública que desencadeia uma série de consequências nos âmbitos financeiro, econômico e também social”, ressaltou o diretor.

O Metropolitano terá ainda uma programação alusiva ao Maio Amarelo, de 27 a 30 de maio, com rodas de conversa em postos de saúde e escolas, palestras na Unidade para os visitantes e acompanhantes, e jogos educativos sobre trânsito envolvendo usuários e colaboradores do Hospital.

Dados – No período de janeiro e abril de 2019, o HMUE fez 1.305 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito, o que equivale a 25,7% dos casos atendidos pelo Hospital neste período, desses 824 evoluíram para internações e 53 para óbitos. Em 2018, o total de atendimentos por acidentes de trânsito foi de 4.152 casos, 2.778 internações e 195 óbitos.

Entre os tipos de acidentes de trânsito, de janeiro a abril de 2019, as colisões foram a causa de 522 atendimentos e os acidentes de motocicleta resultaram em 473 atendimentos. Os atropelamentos somaram 224 ocorrências, sendo também a causa da maioria dos óbitos, com 19 registros. Além disso, 64 atendimentos estavam ligados a acidentes com bicicletas.

No ano passado, foram 1.665 atendimentos por colisão, 1.593 por acidentes de moto, 698 por atropelamentos e 190 por acidentes de bicicleta. A maior parte dos óbitos por acidentes de trânsito em 2018, foram causados por casos de colisão, com um total de 76 mortes.

De acordo com o coordenador médico do Pronto Atendimento do HMUE, José Guataçara Gabriel, os números são expressivos e para mudar isto, a prevenção é o caminho. “As consequências de acidentes de trânsito são muitas e, em alguns casos, para a vida toda. Mas as situações de risco podem ser evitadas, é sempre importante reforçar os hábitos seguros e medidas preventivas para reduzir o número de mortes, internações e afastamento do trabalho causados por acidentes de trânsito; entre eles não dirigir alcoolizado, usar os equipamentos de segurança, manter em dia a revisão do veículo, respeitar as leis de trânsito e, inclusive, evitar conduzir veículos se tiver patologias que podem oferecer riscos, como cefaleia, artrite, lesões e entre outras”, destacou Guataçara.

Direção Viva – Como forma de informar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção para um trânsito seguro, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar criou, em 2016, o programa Direção Viva.

Realizado de maneira contínua pelo Hospital Metropolitano, a iniciativa envolve atividades educativas para sensibilizar condutores e pedestres com abordagens em sinais de grande movimentação na BR 316 e em bares da cidade, além de caminhadas e simulações de acidentes de trânsito.

O programa também é levado a universidades, shoppings, postos de saúde e escolas com a participação de profissionais de diversas especialidades, discutindo o tema sob ângulos distintos. Para os públicos infantil a abordagem é lúdica e visual, com palestra específica com a exibição de desenhos animados e outros recursos. As ações acontecem também internamente para pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores da Unidade. A estimativa é que mais de 1 mil pessoas já tenham sido impactadas com as ações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde