Junho Vermelho: Hospital Metropolitano estimula doação de sangue

Ações acontecem em parceria com a Fundação Hemopa; com a doação, uma pessoa tem potencial de salvar até quatro vidas

Para celebrar o mês que comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, 14 de junho, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizou a ação “Conscientize-se: doar sangue salva vidas”.

Entre as atividades, realizadas ao longo desta terça-feira, estavam palestra, exposição de vídeo de sensibilização, além de jogo de perguntas e respostas para acompanhantes e colaboradores, com direito a sorteio de brindes.

Débora Hellen, 29, veio de Santa Maria do Pará, interior do Estado, para acompanhar o filho que está internado no HMUE. Ela participou da programação e aproveitou para tirar dúvidas sobre o assunto.

“A minha cidade realiza campanhas de doação, mas eu nunca tinha ido doar porque acreditava que precisava estar de jejum. Como eu tenho alguns problemas que impedem esse jejum, nunca doei, mas aprendi isso aqui e com certeza me tornarei doadora ”, comenta.

Dentro do hospital, a ação, além de conscientizar, cumpre o compromisso requerido pela Fundação às instituições que demandam bolsas. “Existe uma corresponsabilidade entre a Hemopa e todos as unidades que necessitam de bolsas, que é de contribuir com o encaminhamento de doadores. Isso é realizado por meio de ações de sensibilização com os diferentes públicos”, diz Olinda Carvalho, assistente social responsável pela captação de novos doadores no Metropolitano.

Ainda de acordo com a profissional, a doação de uma pessoa tem potencial de salvar a vida de até quatro pessoas, após a separação dos hemocomponentes que serão utilizados em transfusão, conforme a necessidade de cada paciente.

Perfil de traumas de diversas complexidades

Mensalmente, o Hospital Metropolitano, que pertence ao governo do Estado e é gerenciado pela Pró-Saúde, realiza mais de 200 transfusões de sangue. O alto número está diretamente ligado ao perfil da unidade, que atua como referência para o tratamento de traumas de alta complexidade.

Segundo a Agência Transfusional do hospital, quando a quantidade de doadores diminui, o risco é alto. “Os acidentes acontecem todos os dias e não sabemos quando precisaremos de bolsas, por esse motivo, é importante manter um quantitativo permanente de doadores ativos. Daí a importância de celebrar, além de conscientizar as pessoas para a doação”, afirma o supervisor do setor, Fabrício Lopes.

Como doar?

É necessário comparecer à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), localizada na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, bairro de Batista Campos, que é responsável por fornecer bolsas de sangue para as unidades da rede estadual de saúde.

Para que a doação seja direcionada ao Hospital Metropolitano, o doador precisa informar o número 708, que é o código de identificação da unidade hospitalar na Fundação Hemopa.

O que é preciso para doar?

Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial, como identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação; ter entre 16 e 69 anos; estar bem de saúde e pesar 50 kg ou mais. Além disso, menores de 16 anos também podem doar, mas acompanhados de seus responsáveis legais.

“Doar sangue é o ato mais lindo que um ser humano pode demonstrar para o seu semelhante, mesmo sem conhecer ou ter contato. Se engajem, doem e continuem salvando vidas”, finaliza Fabrício.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde