Integração reforça Protocolos de Segurança do Paciente no HRBA

Referência para 22 municípios, onde vivem mais de 1,2 milhão de habitantes, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), está implantando um rigoroso protocolo de segurança do paciente, desenvolvido pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), com apoio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Para garantir a efetivação desse protocolo, que tem como objetivo humanizar e melhorar o atendimento aos pacientes, o diretor da unidade, Valdemir Girato, reuniu os diretores num café da manhã, neste dia 4, e repassou a necessidade de integração entre todos os setores. “A nossa missão é dar atendimento de qualidade ao paciente”, reafirma.

Dando um exemplo bem extremo da necessidade de integração, Valdemir Girato explicou que uma cirurgia pode ser adiada por conta de um simples problema na lavanderia do hospital, o que revela a importância e a transversalidade do trabalho integrado. “O hospital é uma empresa que contém várias empresas, de modo que todos os serviços têm que estar interligados para dar um atendimento de qualidade”, disse ele.

Os protocolos de segurança do hospital –  administrado pela Pró Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estrado de /Saúde Pública (Sespa)  – são compostos de variáveis fundamentais para o desempenho do hospital, implicando identificação correta do paciente, lavagem correta das mãos, passando por prevenção de quedas, prevenção de úlceras por pressão, cirurgia segura e comunicação efetiva entre os profissionais de saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde