Instituto Estadual do Cérebro realiza palestra gratuitas na Semana da Enfermagem

O Instituto Estadual do Cérebro (IEC), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, terá uma programação especial para as comemorações da Semana de Enfermagem, entre os dias 13 e 17 de maio. O tema escolhido para este ano é o “Empoderamento da Enfermagem na prática clínica e sua aplicabilidade no cuidado centrado no paciente”. Os profissionais da área de saúde poderão trocar experiências profissionais e abordar melhorias na forma de cuidar do paciente. As palestras são gratuitas e abertas ao público externo. O IEC fica localizado na Rua do Resende – 156, no Centro.

A Semana da Enfermagem é um período comemorativo e de reflexão para os profissionais. Pensando nos desafios do mercado de trabalho e a integração das equipes multidisciplinares com foco no bem-estar do paciente, cada tema da palestra foi definido para mostrar essa evolução no processo de trabalho. A gerente assistencial do IEC, Ana Guimarães, explica sobre a importância da abertura do debate. “A importância da Semana de Enfermagem no contexto hospitalar é dar aquela pausa e refletir sobre os novos caminhos da profissão. É um momento de aprender, de discutir e trocar experiências. É uma oportunidade dos profissionais técnicos e enfermeiros saírem de suas rotinas e discutir a profissão com outros profissionais”, diz.

As partes técnicas e operacionais de um profissional de enfermagem não mudam muito, mas em um mercado cada vez mais competitivo, o diferencial no mercado de trabalho pode ser a entrada para uma carreira de sucesso. Durante a Semana da Enfermagem, além de palestras de enfermeiros, profissionais multidisciplinares (fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nutricionistas) também irão debater diferentes formas de vivência da profissão, com temas ligados aos cuidados aos pacientes, atuação do enfermeiro nas unidades hospitalares, pesquisas, rotinas, tecnologia e especialidades da neurologia. “Os temas de debate são amplos, possibilitando uma maior interação entre os participantes, não focando apenas na atuação da equipe de enfermagem. A ideia da programação é unir diferentes profissionais da saúde e que possam trocar experiências, discutir temas variados e agregar conhecimento nos resultados alcançados sempre focando no bem-estar do paciente”, ressalta a gerente assistencial do IEC.

SERVIÇO

Semana da Enfermagem do Instituto Estadual do Cérebro (IEC)
Tema: “Empoderamento da Enfermagem na prática clínica e sua aplicabilidade no cuidado centrado no paciente”
Local: Rua do Resende 156, Centro do Rio de Janeiro
Data: dias 13 a 17 de maio
Horários: Das 9h às 15h (13, 14 e 15 de maio) e das 14h às 15h (16 e 17 de maio)

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde