Inscrições abertas para o curso de Cuidador de Idosos em Canãa dos Carajás

Os interessados podem se inscrever no Hospital 5 de Outubro a partir do dia 12 de julho. O curso será realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã

O Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, em Canaã dos Carajás, realizará em julho as inscrições para a 2ª turma do curso de Cuidador de Idoso. O objetivo será o de compartilhar conhecimentos em aulas teóricas e práticas.

Gratuito e com duração de duas semanas, o curso é voltado para pessoas de baixa renda que buscam especialização no cuidado de idosos e que precisam de atenção redobrada em relação a sua alimentação, locomoção, atividades físicas, controle de medicamentos, entre outros fatores.

A iniciativa é realizada pelo HCO, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã, oferecendo qualificação por meio de profissionais, como enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, odontólogo, assistente social e nutricionista.

O curso é gratuito e com vagas limitadas e para o enfermeiro Marlo Santos, responsável pela capacitação, cita a importância do projeto que já formou 35 pessoas em sua primeira turma. “Proporcionamos uma formação completa sobre conhecimentos éticos, direitos do idoso, acessibilidade e prevenção de quedas, além de cuidados com medicamentos”, destacou.

Para a diretora da Agência Canaã, Graça Reis, o trabalho em conjunto com a unidade incentiva o fortalecimento de outros projetos sociais na região. “Além de proporcionar conhecimento para as pessoas que já exercem a atividade com algum familiar, conseguimos proporcionar formação como oportunidade de renda”, diz.

Como se inscrever

O curso será realizado no mês de julho, no período de 19 a 30, e os interessados devem ter acima de 18 anos, ensino fundamental completo e realizar a inscrição levando a cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar, no período de 12 e 13 de julho, na Agência Canaã, das 8h às 12h.

Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, entidade com mais de 50 na área de gestão de serviços hospitalares.

O HCO possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24h, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico.

A unidade é certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde