IEC promove treinamento de higienização das mãos

Boa parte da equipe assistencial (enfermeiros e técnicos de enfermagem) do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), participou, durante todo mês de abril, do treinamento de “Higienização das Mãos”, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade.

O objetivo foi atender às exigências legais e éticas, conforme Portaria do Ministério da Saúde MS n°. 2616, de 12 de maio de 1998, que preconiza as práticas de higienização das mãos como fator primordial, ainda que primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.

A enfermeira Roberta Sant’Ana utiliza no treinamento, além de material didático, uma tinta especial para a pele, simulando os microrganismos colonizados nas mãos.  Até o momento, 24 colaboradores participaram do curso. A meta é treinar toda a equipe assistencial que lida diretamente com os pacientes do IEC. Com isso, espera-se a melhora na qualidade da assistência prestada ao paciente, reduzindo, além dos riscos de infecções, os custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde