Hurso realiza 2º Plano de Catástrofe

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) – em parceria com o SAMU, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Hospital Municipal – irá realizar, no próximo dia 24 de novembro, o 2º Plano de Contingência ao Atendimento às Vítimas de Catástrofe, conhecido como Plano de Catástrofe. O objetivo do treinamento é preparar os atendimentos de saúde e urgência para uma possível situação de catástrofe, situação em que é necessária uma maior capacidade de atendimentos e entrosamento entre as entidades envolvidas.

O evento terá início no aeroporto de Santa Helena de Goiás, a partir das 9h, com a simulação de uma queda e explosão de um avião. A partir deste ponto, serão realizados os procedimentos necessários para o atendimento de todas as vítimas. Em uma última etapa, o Hurso fará a simulação verdadeira de vítimas da queda de avião. Todos os protocolos serão desenvolvidos com as vítimas fictícias, até a finalização do atendimento inicial de estabilização.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem, Camila Carnelossi, que está na liderança deste evento, o plano de catástrofe é de suma importância para a reciclagem dos profissionais no atendimento emergencial a múltiplas vítimas, além da reciclagem do Corpo de Bombeiros e do SAMU. “ Utilizamos como cenário um evento real, que é possível em nosso cotidiano, para que o contexto geral da atuação seja favorável para todas as instituições envolvidas”, ressalta Camila.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde