Hurso implanta nova rotina para pacientes fumantes

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), possui como missão prestar assistência hospitalar aos usuários do Sistema Único de Saúde, com qualidade, segurança e humanização. Por isso regularmente cria novas ações e campanhas internas e externas para melhorar a saúde de todos que entrem em contato com o hospital.

Na última segunda feira (11/01), uma nova rotina para fumantes foi iniciada na instituição. O objetivo é conscientizar, diminuir a ansiedade e humanizar o contato com os usuários que são fumantes. A ação diária será distribuída em três etapas. No primeiro momento, os usuários fumantes participam de atividades terapêuticas e dinâmicas com a terapeuta ocupacional Adriely Vaz Dias, com o objetivo de  diminuir a ansiedade. Temas como redução de danos, novas rotinas, socialização, diminuição do uso do cigarro são trabalhados em grupo. Trata-se de um grupo aberto em que as regras e rotinas são criadas pelos próprios usuários. “Nós sempre procuramos oferecer a melhor saúde para os pacientes e isso inclui a união da saúde física com a saúde emocional e mental”, afirmou Adriely.

Nos demais horários, os temas também são abordados, porém de forma mais tranquila. Apesar da ação ser recente, Adriely conta que já é possível mensurar os benefícios proporcionados aos usuários. Pacientes que fumavam até dois maços por dia, conseguiram diminuir o consumo para sete cigarros diários. Outros até já falam em parar de fumar.