HMUE oferece roda de bate-papo sobre gerenciamento do estresse no ambiente de trabalho

De forma contínua, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), desenvolve ações de aperfeiçoamento e orientação dos colaboradores. Nesta segunda-feira, 18/01, foi realizada uma roda de bate-papo com o tema Gerenciamento do estresse no ambiente de trabalho. A condução foi da psicóloga organizacional, Gilmara Mendes.

A conversa englobou situações variadas dentro do ambiente hospitalar ou fora dele.  Um dos processos discutidos foi a adaptação do comportamento do colaborador, revertendo uma situação aparentemente pouco favorável. “Trouxe a ideia de que o estresse não é ruim, podendo ser bom em alguns momentos: quando nós sentimos excitados em executar uma atividade no ambiente de trabalho. Só que você precisa gerenciar o estresse quando ele não é tão positivo”, explicou Gilmara.

A psicóloga explicou ainda que a roda buscou orientar sobre a execução das ações simples do dia a dia. “Abordamos desde o momento em que ele sai de casa, encarando um trânsito e no momento em que chega no trabalho”, revelou Gilmara.

As rodas de bate-papo com colaboradores são focadas no comportamento dos profissionais para que assim, possam mensalmente, trazer novos conceitos. De acordo com a jovem aprendiz, Marcelly Nayara Silva da Silva,  foi possível agregar ideias para motivar um plano de ações em uma área da brinquedoteca, na pediatria do Hospital Metropolitano. “Conversamos sobre atividades específicas na brinquedoteca para evitar o estresse ou para que eles acabem. E além disso, tratamos sobre o lado positivo do estresse e que ele pode ser motivador”, detalhou.

Educação

Gerenciado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o HMUE possui uma política contínua de educação dos seus colaboradores, no qual recebem oportunidades variadas de capacitação, aperfeiçoamento e descobertas de novas técnicas. Os treinamentos são planejados e organizados pelo Núcleo de Educação Permanente da entidade gestora, a fim de fomentar o desenvolvimento profissional dos trabalhadores.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde