HURSO faz visita multidisciplinar aos pacientes internados

A equipe multidisciplinar do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (GO), composta por enfermagem, médicos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogo e assistente social, atua rotineiramente planejando a terapêutica do paciente através da visita multidisciplinar.

 

Diariamente, esses profissionais realizam suas visitas aos pacientes pré-selecionados, de acordo com os critérios estabelecidos pelo protocolo, e aplicam um check list baseado na metodologia fast hug, ou abraço rápido, que corresponde a um meio de identificação e verificação de alguns dos aspectos-chave no atendimento geral de todos os pacientes enfermos. A visita acontece sob a coordenação do médico, cada profissional apresenta o que é aplicável ao check list e posteriormente são planejadas ações que irão nortear a programação terapêutica a ser seguida.

A visita multidisciplinar tem como objetivo a agilidade no atendimento, melhor evolução clínica e menor tempo de internação. Esta abordagem multiprofissional proporciona melhora da qualidade de vida após a alta do paciente.

De acordo com o médico intensivista Fábio Ferraz, 'o atendimento multidisciplinar é mais qualificado, o que maximiza a segurança ao paciente e minimiza os potenciais eventos sentinelas'. O paciente possui um planejamento de alta mais segura, o que evita a reinternação dele. Além disso, a equipe também se beneficia, uma vez que a interação entre os profissionais é maior, a comunicação é mais efetiva e, apesar da decisão final da programação terapêutica ser do médico, todos se sentem contribuintes do trabalho e dividem os resultados alcançados.”

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde