Humanização: pacientes do Hospital de Altamira acompanham orquestra ao ar livre

“Nunca tinha visto uma orquestra na minha vida. Que coisa mais maravilhosa!”, exclamou a dona de casa Maria Antônia Braga, 62 anos, paciente do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará. Maria Antônia foi uma das pacientes que acompanhou o projeto Orquestra no HRPT, realizado na noite da última quarta-feira, 22/06com o apoio da Orquestra Cordas e Acordes, na área externa da unidade de saúdeA iniciativa foi idealizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRPT.

No total, 22 músicos, entre violinistas, violoncelistas e flautistas, compuseram a orquestra, promovendo um repertório vasto de músicas clássicas, populares e trilhas de filmes.  A regência foi do maestro Adriano Alberge. O público, composto por pacientes, acompanhantes e colaboradores do HRPT, teve momentos de descontração e de integração cultural.

De acordo com a diretora de enfermagem do HRPT, Josieli Pinheiro, ações como essas podem trazer até melhorias para o quadro clínico do paciente. “Ter essa oportunidade de sair do leito, estar ao ar livre, faz o usuário se sentir melhor e mais disposto. É também um momento de descontração para o acompanhante e para os colaboradores sempre tão ocupados com os cuidados com os pacientes”, relatou.

A coordenadora do GTH, Maressa Carvalho, adiantou que a parceria com a orquestra se estenderá por todo ano de 2016, tendo periodicidade mensal. “Nossa intenção é aumentar o número de apresentações no hospital. Agradecemos muito a disponibilidade dos músicos da orquestra em estar aqui uma vez por mês trazendo esse momento tão especial aos nossos usuários”, observou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde