Crianças recebem mini-hambúrguer especial no Hospital Oncológico Infantil

O lanche servido para as crianças internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) teve, na semana passada, um gosto especial e diferente. Denominado como Dia do Hambúrguer, a ação movimentou a criançada e recebeu elogios.'Afinal de contas, qual a criança e jovem que não gosta de se lambuzar com um delicioso hambúrguer?”, foi a pergunta feita por dona Cristiane Vieira, mãe do jovem J. V. V., de 13 anos, internado há 12 dias no hospital. A novidade foi fruto de uma parceria entre a equipe do HOIOL e um empresário de Belém, Lucas Araújo. Ele é dono de uma Hamburgueria e se dispôs a preparar o mini-hambúrguer, com as devidas orientações de nutricionistas para que as crianças tivessem uma alimentação equilibrada.

“Desde o início do tratamento do meu filho, eu procuro sempre diferenciar na comida lá em casa, faço tudo o que ele gosta, dentro da sua restrição alimentar”, relata Cristiane, que acompanha de perto o tratamento do filho há 1 ano e 10 dez meses. Segundo ela, o lanche foi amplamente aceito. “Meu filho comeu todo o hambúrguer servido e ainda quis mais” comemorou a mãe. A novidade também foi aprovada pelo jovem. “Estava muito gostoso, eu queria mais, espero que tenha outras vezes” disse J. V. V.

O jovem empresário de Belém, Lucas Araújo, comentou que a ideia nasceu da necessidade de cuidar com carinho de crianças em tratamento. “Este ano, resolvi comemorar meu aniversário de forma diferente, promovendo a alegria de crianças que lutam pela vida, pois no ano passado estive acompanhando um primo meu na UTI e vi o quanto se necessita de carinho, amor e atenção” relata Lucas, apenas 24 anos, que fez questão de preparar 100 mini-hamburguês especialmente para as crianças internadas no HOIOL.

A forma de preparo e os ingredientes utilizados foram diferenciados. “Assim que fiz o contato com o hospital perguntei todos os detalhes de como eu poderia preparar a carne e então fiz tudo conforme a orientação da nutricionista, utilizando ingredientes naturais, incluindo ervas e modificando a preparação padrão, que na minha lanchonete é frito, porém, para  fiz assado, reduzindo assim o consumo de gordura saturada, restrita para esse público” diz o empresário, que contou com a ajuda de seus pais e fornecedores.

A novidade no hospital também serviu como modelo para um novo projeto que será implantado em breve, proporcionando às crianças, quinzenalmente, um cardápio diferenciado, com doces e guloseimas preparadas especialmente, conforme orientação da equipe de nutricinionistas. “Iremos nos empenhar em ofertar uma variedade de alimentos que toda criança gosta, com um cardápio diferente e animado, contendo bolo confeitados, sorvetes, milk shakes, dentre outras comidinhas que os pequenos adoram” relata a nutricionista, Sandra Seabra.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde